sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

O meu maior defeito

(Desabafo)

De entre todos os defeitos que tenho, há um que sobressai e do qual não me orgulho nada. Estou prestes a fazer 34 anos (já no próximo dia 18) e confesso que tenho pensado muito nesta questão nos últimos anos.  O que se passa é que tenho uma enorme dificuldade de gerir as expectativas face aos meus amigos, à minha família, às pessoas que amo. 

Estou sempre a levar na cabeça do André e da minha mãe (as pessoas com quem mais desabafo e que melhor me conhecem!) porque me magoo a toda a hora e sofro horrores com isso. As pessoas magoam-me e, geralmente, nem sequer se devem aperceber que o fazem, simplesmente porque a culpa é, muitas vezes, minha. Eu é que fico à espera de alguma coisa, eu é que projeto na minha cabeça, eu é que antecipo, eu é que vivo as coisas ainda antes de elas sequer acontecerem, eu é que faço planos, eu é que desenho acções.

E não dá mais para ser desta forma. Não dá mais para projetar no outro as minhas expectativas, não dá mais para ficar à espera de coisas que não vão acontecer e, sobretudo (é aqui o ponto mais crítico), não dá para esperar dos outros aquilo que eu faria por eles, caso os papéis estivessem invertidos. Os outros são os outros e eu sou eu. Não posso, de maneira nenhuma, continuar a pensar que vão agir de uma determinada forma quando a outra pessoa é diferente de mim. A minha amiga Marta Arrais que escreve semanalmente aqui, há uns tempos escreveu:

"O que ainda não nos passou pela cabeça é que as pessoas "mudam" porque as imaginamos à nossa imagem. Se eu não faria isto àquela pessoa, a mesma pessoa não mo faria a mim. Ou até: se eu sou capaz de dar tanto, com certeza que aquela pessoa saberá fazer o mesmo. Errado. Essa pessoa não és tu. Não sabe as mesmas coisas que tu. Não vê da mesma maneira que tu vês. Não vive da mesma maneira que tu vives. Não faz parte dos mesmos capítulos da tua história."

Por isso, em 2018, quero esforçar-me mais por ultrapassar isto. Quero esperar menos das pessoas, não fazer planos. Não ter expectativas de nada, seja em relação às amizades, aos meus desafios e funções no colégio ou até em relação às minhas conquistas no blog. 

É difícil mas hei-de lá chegar. 

Aos que não nos conhecem pessoalmente e que, ainda assim, nos querem bem, seguem cada conquista e leem cada post, demonstrando carinho diariamente (incluindo as outras bloggers), o meu MUITO obrigada!  



Um beijinho, 

Mafalda

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.