sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Insistir ou dar outra opções?

Desde que a Carminho começou com os sólidos nunca tivemos problemas com a alimentação. Tentámos, desde logo, prestar atenção aos rótulos, evitar o açucar e as gorduras. Até aos 2 anos foi fácil evitar que a Carminho comesse coisas menos saudáveis mas, agora, tem sido cada vez mais difícil. Também não queremos proibir-lhe tudo porque temos a perfeita noção que isso poderá virar-se contra nós, por isso, de vez em quando, lá calha uma batata frita ou um bocadinho de bolo (sim, não somos pais extremistas!). Já vos tenho dito e continuo com a mesma opinião, haver excepções sim, mas serão isso mesmo, excepções. Não a regra. O que quero, com isto, dizer é que abrimos essa possibilidade em ocasiões especiais: no Natal, por exemplo, quis provar as trutas (pastéis de batata doce) que eu e a minha mãe fizemos. Também provou o nosso bolo de família e uns coscorões feitos pela minha mãe.

Conseguimos perceber também com estas experiências que está a diversificar os sabores. Se, por um lado, é bom estar receptiva a novos paladares (tem experimentado sushi), por outro lado, começa a seleccionar o que gosta e o que não gosta. Por isso, esta semana não consegui que jantasse bacalhau à brás nem puré com strogonoff de frango. Não fizemos disto um bicho de sete cabeças mas confesso que tenho pensado muito no assunto. Se deixamos que não coma o mesmo prato que nós, terei de fazer outro prato para ela e abrir uma excepção. Se formos firmes, vai para a cama sem jantar, apenas com o leite.

Preocupa-me, também, porque em setembro vai para o colégio e convém que coma de tudo, ou quase tudo. É claro que se não gosta de ervilhas ou lulas ou outra coisa qualquer específica ninguém vai deixá-la em frente ao prato até comer....mas pronto, gostava que comesse o mesmo que nós, pelo menos nas refeições principais.





E convosco, como foi? Como é que resolveram este problema?

Aceitam-se conselhos!

Um beijinho e bom fim de semana,

Mafalda 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.