segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

O cyber bullying

Há alguns dias dei de caras com uma notícia que me deixou muito transtornada. A pioneira dos blogs em Espanha - Alexandra Pereira - , do blog Lovely Pepa, publicou um vídeo no youtube onde contou como foi vítima de bullying durante o seu crescimento e agora, recentemente, através do blog. O vídeo encontra-se aqui

Já é mau demais crescer com umas colegas que gozam connosco a toda a hora, seja pela nossa maneira de ser, seja pelo nosso aspeto físico ou pelo que vestimos. A Alexandra tentou fazer sempre o seu percurso escolar na mesma escola porque achava que não seria ela que devia mudar, que não era ela que estava errada mas, sim, as colegas que a queriam magoar. Sofreu sempre muito com o que lhe faziam diariamente mas, nem por isso, desistiu de estudar e de correr atrás dos seus sonhos. Até que, há uns tempos, descobriu que tinham sido criados blogs e fóruns com o objetivo de a ofender e de ofender outras bloggers conhecidas em Espanha. 

Um destes fóruns estava inserido numa plataforma gerida pela revista Vogue espanhola. Pretendia-se, neste fórum, comentar as tendências de moda mas, rapidamente, se tornou um fórum onde se partilhava o ódio para com a Alexandra. Segundo ela, escrevia-se de tudo um pouco: criticava-se a sua aparência, o modo de vestir, a sua ascendência árabe, a orientação sexual da sua irmã, o seu companheiro, as campanhas que fazia e até se dizia que aceitava favores sexuais para chegar onde pretendia. Tudo comentários dos chamados haters da internet, pessoas que criticam tudo sem dó nem piedade, apenas pelo simples prazer de magoar, de espezinhar. 

Isto preocupa-me. Ninguém é obrigado a gostar de tudo o que vê e lê, de todas as pessoas que segue através das redes sociais. O que me entristece é pensar que existem pessoas escondidas atrás de um monitor e que se regozijem em criticar os outros e espalhar e incitar o ódio e a maldade ao ponto de desejar a morte de uma pessoa, como foi o caso desta blogger (sim, espantem-se!). Não posso concordar que, por ser blogger e partilhar a sua vida pública, fique sujeita a este tipo de coisas. Se não gostamos de algo, mantemos a nossa opinião para nós. Eu própria que já estou neste meio há quase 3 anos não gosto de tudo o que se publica mas daí a criticar, daí a ofender, daí a maltratar quem acha que está a fazer o melhor? NUNCA! O que é que faz com que estas pessoas criticam e agredam verbalmente outra pessoa através de um teclado? O que é que ganham com isso? Tenho a certeza nunca diriam as mesmíssimas coisas se estivessem presencialmente com a pessoa que gostam tanto de ofender, a troco de simplesmente nada. 

Através deste vídeo, a Alexandra pretendeu denunciar o bullying e o cyber bullying. A revista Vogue espanhola pediu-lhe desculpas e disse que não aceitava compactuar com este tipo de ódio cibernético. Encerrou, não só o fórum que se dedicava a criticar a Alexandra, mas todos os fóruns que se encontravam na sua plataforma. A Alexandra ficou aliviada e espera, através deste vídeo, mostrar às vítimas de bullying que se pode ultrapassar e superar estes traumas. A meu ver, foi um ato de grande coragem pois expôs a sua vida privada e denunciou o que se passava numa plataforma de uma revista tão famosa como a Vogue. 

Infelizmente, vão continuar a existir estas pessoas (haters) mas acredito que, a pouco a pouco, outras plataformas tomem a coragem de verificar o conteúdo daquilo que autorizam publicar e passem a tomar mais atenção aos comentários. É urgente verificar e condenar estes comentários e estas pessoas pois as críticas não são construtivas, servem apenas para espalhar a maldade de forma gratuita. É triste.   




imagens do site El Mundo

Ninguém é perfeito, por isso, mais amor, por favor!  

Um beijinho, 

Mafalda 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.