segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A cesariana

Pinterest

Ainda com 25 semanas e já muita gente me pergunta se vou ter a C. de parto normal ou de cesariana. Confesso que esta pergunta me faz um bocadinho de confusão pois fica implícito que a única responsável por esta tomada de decisão sou eu. Na minha opinião, a Mãe não deve apenas pensar no que é melhor e mais confortável para si. Muitos factores devem contribuir para uma decisão responsável: 

* saúde da Mãe
* saúde do bébé
* a posição em que o bébé se encontra na hora do parto
* a recuperação da Mãe no pós-parto
* o esforço do bébé na hora do nascimento face às condições em que se encontra 

entre tantos outros! Penso que essa decisão deve ser tomada em consciência e com o aval do obstetra que deverá explicar muito bem à Mãe as vantagens e desvantagens tanto de um parto normal como de uma cesariana. Será sempre mais fácil (julgo eu!) chegar ao hospital, fazer um corte na barriga e ter tudo resolvido, evitando passar pelo sofrimento a que o parto normal está associado.

Mas a que preço? As pesquisas que têm sido feitas demonstram vários riscos associados à cesariana, nomeadamente riscos respiratórios para os bébés, maior contracções de doenças, problemas de coagulação do sangue e bloqueio de vasos sanguíneos nos pulmões com líquido amniótico, além do risco de morte do bébé à nascença ser superior no parto por cesariana. 

Tenho respondido sempre que "será o que tiver de ser". Ainda não falámos sobre este tema com a minha obstetra, mas tenho a certeza que partilha da mesma opinião que eu, até pelos relatos que tenho de outras grávidas seguidas por ela. Não quero tomar nenhuma decisão pois sei, por outras experiências que já vivi, que quando se faz planos nunca saem como esperado. Será o que tiver de ser melhor para mim e para a C. e eu só terei de estar preparada para isso! 

Até lá quero continuar a ler sobre este tema e espero poder saber mais sobre este e outros assuntos no Curso de Preparação para o Parto que vamos fazer aqui.   

Mães desse lado, qual é a vossa opinião? Como é que foi convosco? 

4 comentários:

  1. Ando há que tempos para escrever sobre o parto lá no meu estaminé. A minha resposta era sempre como a tua e, sinceramente, sempre achei que ia ter um parto normal. Apesar de todas as histórias terríficas que ouvimos, não tinha medo. vais ver que nas aulas de preparação vais aceitar e desejar ter um parto normal. Mas acabou por ter de ser cesariana...não tive dilatação! E detestei a cesariana. Acho que cada pessoa experiencia as coisas de maneira diferente, mas eu não gostei mesmo nada! Mas tudo passa, e não é por causa disso que não quero ter mais filhos :)

    vai espreitando o meu blog que ainda vou escrever sobre o assunto...quando o pequeno deixar :p

    coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá Mafalda! descubri o seu blog pelo instagram...e deparei-me com o seu dilema...vou-lhe dar a minha experiência. tenho duas meninas e ambas foram de cesariana e graças a Deus por questões de saude ( já corrigidas) e que não interessam para o caso... sempre pensei em ter parto normal, nem fazia parte dos meus planos a cesariana, no entanto quando fui fazer o " toque" o dr. disse que eu teria o canal de nascimento muito curto ( e outras coisas técnicas que nem quis aprofundar) e disse para eu pensar na cesariana. eu nem pensei mais deixei nas mãos dele porque é neles ( médicos) que temos de confiar.... a verdade é que da primeira vez foi de urgência... doia-me as costas ( pensava eu) e tinha a dilatação a ser feita muito rapidamente ... foi feita cesariana com duas médicas de urgência e coreu tudo lindamente! o pós operatório fantástico...passadas 3 dias já andava a correr :) ... mas isso devo ao fato de sempre ter feito ginástica ( ajuda nos abdominais). Na segunda nem pensei duas vezes , foi logo à cesariana....e novamente correu tudo bem!... a questão é : cada mulher é diferente! o que interessa é que vá com a mente aberta e sem medos... os médicos sabem o que fazem e como o meu dr dizia ... na altura vai saber o que fazer ( é instinto).... tenha uma hora muito pequenina e que corra tudo bem!!!

    beijinhos inês leal

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela partilha! Vamos lá a ver o que me espera...

    Beijinho,

    Mafalda

    ResponderEliminar
  4. Eu estou de 33 semanas e ando a ouvir essa pergunta há meses... Também respondo que será o que for melhor para mim e para o bebé na altura. E a decisão será da minha obstetra. Não entendo isto de escolher um parto normal ou uma cesariana como se estivéssemos a falar de escolher mousse ou salada de fruta para a sobremesa.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.