quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Papas caseiras vs papas de pacote

4 meses de Frederica, nem acredito! Logo que a minha placenta rompeu e comecei a verter água, só pensava "mas como é que é possível? A Frederica vai nascer prematura. Como é que vou cuidar de um bebé prematuro?". 

Volvidos estes 4 meses, posso dizer que a Frederica não tem sido um bebé fácil. Apesar de dormir bem de noite, ainda gosta pouco de estar na espreguiçadeira ou no ginásio. Penso que, por ser prematura, a adaptação intestinal foi feita de forma mais lenta e, por isso, hoje em dia ainda tem cólicas! Fomos, na semana passada, à consulta da Pediatra e já temos luz verde para avançar com a sopa e depois com as papas mas confesso que, no caso da Frederica, ainda estou um bocadinho de pé atrás. Não quero, de maneira nenhuma, acelerar o processo sem respeitar os sinais e, por essa razão, ando a pensar em qual será a melhor altura não esquecendo que o que interessa é ir comendo um bocadinho a cada dia...no final da semana já comerá um prato! 

No que diz respeito às sopas, não tenho qualquer dúvida: quero fazer da forma como fiz à Carminho. Ter sempre duas sopas frescas no frigorífico para ir alternando, de forma a habituar a Frederica a diferentes sabores e texturas. Esta é, para mim, a regra de ouro! 

Em relação às papas, estou muito reticente! Comecei por dar à Carminho papa de arroz e papa de alfarroba (esta) mas as duas foram de pacote. Não "vem mal ao mundo" de dar uma papa de pacote mas, tendo disponibilidade, gostaria de experimentar dar-lhe papas caseiras por ser mais benéfico para ela a nível nutricional. O ganho de nutrientes é bem maior numa papa caseira (isto claro se for feita com todos os cuidados, não esquecendo que o glúten é proibido e que há que demolhar o grão ou os flocos e trituraá-los depois de cozidos), já para não falar da quantidade de açúcar presente que apenas será frutose, caso adicionemos fruta. 

Ultimamente tenho estado a pesquisar e encontrei algumas receitas em três blogs que sigo e adoro: 




Outro questão que se coloca é que a Frederica irá para a creche. Como é que será mais vantajoso fazer? A Leonor do blog Na Cadeira da Papa sugere levar no termo, fazendo de manhã aguentam-se até à hora do lanche mas sinceramente não sei se vou ser capaz dada a logística matinal aqui por casa. Caso tenha de optar por uma de pacote, o que acham da marca Holle? Já experimentaram? Os vossos bebés gostaram? 




Contem-me a vossa experiência! 

Um beijinho, 

Mafalda  

1 comentário:

  1. Olá Mafalda, adoraria ter disponibilidade para confeccionar papas caseiras, no entanto não me é possível. No meu segundo filho assumi que queria algo mais biológico e saudável.Assim, dentro deste registo experimentei as papas da holle, mas sem sucesso.O filhote não comia papa. Penso que é uma questão de experimentar pois cada criança é única. Dentro do leque das papas de pacote as da Nutriben são as que têm menos açúcares.
    Gosto muito de a ler! Escreve e descreve a sua realidade e isso hoje em dia é único. Não perca a genuinidade!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.