sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Às super mães

(Tropecei por este post esta manhã e não posso concordar mais! Vai daí pensei deixar também o meu testemunho! Grande beijinho minha querida Mª Ana!) 

Quando a Carminho nasceu e, depois das primeiras 24 horas de hospital e de visitas, só tive vontade de vir para casa! Não porque não tivesse sido bem tratada na CUF Descobertas (aliás nota 10 para todos mas, principalmente, para a minha médica e para as enfermeiras que foram sempre impecáveis!) mas porque estava cansada, precisava de mimo mas em casa. E depois dos primeiros dias vieram as cólicas, os problemas com a amamentação e a Carminho que chorava incessantemente a partir do cair da noite. Foram duros estes primeiros tempos não só para mim como para o A., sempre incansável. Se eu tinha de acordar para amamentar, ele acordava também para me fazer companhia, trocar a fralda ou o que fosse. Enquanto esteve em casa (parado entre projetos), foi o meu grande pilar! Há quem diga que os homens não fazem o mesmo que as mulheres...eu felizmente não tenho essa experiência! 

Findados os dias com o A. em casa e a sós com a Carminho, chegaram os dias difíceis: a amamentação quase de hora a hora, pouco descanso, choros sem explicação aparente para uma mãe de primeira viagem, a gestão da casa...estes dias são dias que queremos que passem rápido. São dias em que desejamos que o nosso companheiro chegue para podermos ficar um bocadinho a sós connosco próprias, em que choramos no banho e em silêncio para que ninguém nos veja, para que ninguém saiba que naquele dia enfraquecemos, naquele dia já não estamos radiantes por termos sido mães, naquele dia só desejamos sair porta fora por um bocadinho de modo a que possamos respirar fundo e dizer: "amanhã é outro dia".    

A maternidade é, sem dúvida, o maior dom que Deus nos deu mas, também, o maior desafio! E, no meio deste turbilhão de emoções e vivências, ainda há quem ache que não há dias difíceis para as mães. Ainda há quem ache que ser mãe a tempo inteiro não custa nada e que os verdadeiros problemas se encontram nas salas de escritório das grandes empresas! 

Por isso hoje o post é para TODAS as mães! Para mim, vocês são super heroínas! 


2 comentários:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.