sábado, 6 de dezembro de 2014

A máfia das mães

Diz a atriz australiana Cate Blanchett que sente que as suas competências e acções enquanto mãe estão, constantemente, a ser observadas e analisadas por outras mães. Pois é querida Cate! A verdade é esta: 

Todas nós somos criticadas! 

Há sempre uma grupeta mafiosa de mães escondida por aí, pronta a fulminar com as suas críticas e comentários. Nestes três primeiros meses sinto isso diariamente.  Dou por mim a pensar que todas as mulheres têm um mestrado ou doutoramento em ser mães e por, esta razão, se sentem no "dever de ajudar" uma grávida, até mesmo aquelas que nunca foram mães. Espantem-se mas é verdade! Todas sabem de todos os assuntos, desde a alimentação da grávida, passando  pelo parto e pela amamentação. Há conselhos para tudo e para todos os gostos! E mesmo que não se queira ouvir e se faça de tudo para desviar a conversa, aí estão elas a dar continuidade à conversa: 

 "então e o sono? Nunca mais vai dormir! E os enjoos? Ah! E o parto? Vai ser parto normal? Vai amamentar? Ai custa tanto nos primeiros tempos! Quando o leite sobe é um horror, vá-se preparando!"  

Pois a estas queriduxas só tenho uma coisa a dizer "Eu não quero saber! Não quero mesmo!" Quando vêm com essas conversas, ponho o meu melhor ar de Mafalda e desligo o botão para "offline". Limito-me a abanar a cabeça até que percebam que não estou nem aí para o que me estão a dizer. 
Outra coisa: também não são médicas, portanto, deixem-se de dar palpites! Estou a ser seguida por uma obstetra na CUF com muitos anos de experiência e que sabe, claramente, aquilo que faz! Por isso, se não me pede para tomar certas coisas é porque não considera necessário! Não criem bichinhos na cabeça de uma grávida porque já está, naturalmente, sensível!

É claro que tenho as minhas dúvidas e inseguranças mas lá está: quando tenho, pergunto a quem sabe. Aos médicos, às colegas mais experientes, às avós, às amigas, às tias, às primas e até às vizinhas (a querida R. está do mesmo tempo que eu, por isso falamos todas as semanas!).     
Basta acarinhar e mimar a grávida, é só isso sim? Obrigada!   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.