segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Terrible two!

Há cerca de 15 dias começámos a aperceber-nos que o comportamento da Carminho estava a alterar-se. Se antes era obediente e "fácil" de levar, ultimamente tem-se tornado bem mais difícil. Pois é, chegámos à fase da chamada adolescência dos bebês mais conhecida por "Terrible two".

Esta fase começa por volta de 1 ano e meio e pode ir até aos 3 anos de idade. Caracteriza-se por um comportamento de oposição do bebê face ao adulto, dizendo muitas vezes "não" ao que se propõe, e ficando facilmente frustrado e zangado.  É uma fase bastante normal e comum a todos os bebês, já que começam a ter necessidade em se afirmar perante o adulto. Demonstram querer fazer escolhas e que estas sejam levadas em conta, caso contrário choram e, frequentemente, esperneiam e gritam (alguns chegam mesmo a bater com a cabeça no chão ou na parede). E se contrariam o que o adulto propõem, fazem-no também com as suas próprias escolhas. A Carminho ora diz que quer leite (por exemplo), ora diz que não quer e chora como se não tivesse pedido nada daquilo anteriormente! 

O que temos feito? Bater não é solução para nós! Acreditamos na disciplina positiva e na resolução de problemas através da calma e, sobretudo, do diálogo. Num episódio deste tipo, tentamos desviar a atenção da Carminho para outra coisa e, caso não resulte, baixamo-nos à altura dela e damos-lhe um abraço. Depois de se acalmar, temos tentado explicar-lhe porque não pode comer ou fazer isto ou aquilo mas confesso que, por vezes, é muito difícil manter a calma. Não me refiro à calma a nível exterior porque não sou pessoa de gritar ou de me zangar facilmente (de outra forma não conseguiria ser professora), mas manter a calma interiormente, já que as energias também passam para os bebés. Esta é, sem dúvida, um dos aspetos que preciso de melhorar! 

Vou começar agora a ler este livro da Magda Gomes Dias e espero que me ajude neste e noutros temas (a propósito, já leram?). Enquanto isso, algumas dicas para lidar com estas frustrações? 


<3


Um beijinho, 

Mafalda  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.