sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Deedoo

De entre as várias coisas que tento trabalhar com os meus alunos - para além dos conteúdos pedagógicos -, há uma que se destaca e que se chama autonomia. Para quem não me sabe, sou professora de inglês do jardim de infância e 1º ciclo. Desde os 3 anos que tento, ao máximo, incutir responsabilidade e autonomia, isto porque para mim, não faz sentido de outra forma. Claro que demoro muito mais tempo em determinadas tarefas porque, em vez de ser eu a fazê-las, são eles. Mas a médio prazo, tenho tido já muito bons resultados ao longo destes anos de ensino.   

Regra geral, as tarefas passam por abrir e fechar o livro de inglês sozinhos, arrumar o livro na prateleira e formar fila, escolher um helper todos os dias, entre tantas outras....claro que, no início do ano, é difícil. As crianças levam o seu tempo e nem todas chegam ao destino ao mesmo tempo. Para mim o que importa é que vão chegando, respeitando o ritmo de cada um. 

Neste sentido, é importante que os pais também promovam este tipo de atividades em casa. Muitas vezes os pais me questionam o que podem fazer em casa para que o filho faça determinada tarefa ou que não seja tão tímido e tão acabrunhado na escola. Para mim, de entre outras coisas que se pode fazer, esta é fundamental:

   


Chama-se Deedoo e é um quadro de rotinas. Ao preencher diariamente este quadro de rotinas, estamos a ajudar a criança a desenvolver a autonomia, a responsabilidade e a independência. Através do cumprimento das tarefas diárias, ajudamo-la também a criar rotinas e a sentir-se mais segura, reduzindo assim a ansiedade. Esta foi uma ferramenta desenhada por psicólogos (uma das quais eu sigo e gosto MUITO, a Dra Olga Reis), de forma a potenciar as relações familiares e a harmonia entre os seus vários membros. 
E agora dizem-me: também posso fazer o quadro em casa e imprimi-lo. Sim, pode mas este é muito mais giro e funcional porque é colorido e vem com imans. É, por isso, uma ferramenta funcional e apelativa à visão dos mais pequenos. 
Estou fã e vocês?   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.