sexta-feira, 25 de setembro de 2015

O sono



A questão do sono é sempre uma questão muito polémica no que diz respeito aos bébés. Há bébés que, desde cedo, dormem quase uma noite inteira e há aqueles que não conseguem ter um sono descansado, que acordam várias vezes (para infelicidade dos pais que precisam de descansar). 

Numa das nossas conversas com a Constança e, apesar de ter lançado um livro exatamente sobre o sono dos bébés, dizia que não queria ser, de maneira nenhuma, mal interpretada. Os bébés precisam sim de descansar mas cada um terá de encontrar o seu descanso ao seu ritmo. Cabe aos pais perceber e descodificar os sinais que o bébé vai dando para o ajudar a encontrar a tranquilidade.  (Não estou a dizer nada de errado, pois não Constança????) 

Fui lendo muitas coisas aqui e ali e, coincidência ou não, a Carminho dorme quase sempre noites inteiras sem interrupções (o melhor é, como diz a minha amiga M. dizer quase, sob pena de dar azar à coisa!). Assim, partilho convosco algumas coisas que fui fazendo e que julgo terem construído para as boas noites da C.: 

© Fomos colocando a C. na cama de vem em quando e não somente quando tinha sono por acreditarmos que deve ser um espaço de descanso. Acrescentámos um móbil quando ela tinha 1 mês e meio e desde aí que adora observar os bonecos e "palrar" com eles. 

© Temos sempre atenção se a C. não está demasiado quente e se está confortável, isto porque tem sempre muito calor! 

© Criar uma rotina na hora de deitar. Nos primeiros tempos não conseguíamos que dormisse antes das 3h, depois passou para a meia-noite e agora deitamo-la por volta 22h/22h30. Normalmente toma banho, faco-lhe uma boa massagem com creme hidratante, bebe o leite e dorme. Por volta da meia-noite dou-lhe mais um bocadinho de leite com ela a dormir. 

© Inicialmente insisti, muitas vezes com o A., para que não adormecesse a Carminho ao colo (ele adora!). A Constança disse-me que o colo é para dar sem restrições e eu dou mas - perdoa-me Constança - o que é facto é que a Carminho chora com sono, eu coloco-a na cama e ela dorme. Não sei se isto é apenas passageiro mas ela, contrariamente ao que as minhas tias gostavam (que ADORAM andar com ela ao colo!) ela não adormece ao colo. Basta apenas perceber os sinais que ela dá que quer dormir (tipo de choro, coçar os olhos) e colocá-la na cama com a chucha. Passados 5 minutos está a dormir. O que é óptimo para nós e para ela porque dorme em qualquer sítio, basta apenas ter sono.

© Encontrar a calma, mesmo no desespero. Não há nada pior que ter um bébé a chorar e os pais desesperados e gritar um com o outro e a transmitir nervosismo ao bébé. Sim, houve noites difíceis, muito difíceis até mas tentámos sempre ao máximo não desesperar porque percebemos logo que esses sentimentos passam para o bébé e não há nada pior do que ter uma casa inteira em desespero! 

© Não deixar a Carminho a chorar ininterruptamente. Ainda há quem deixe para que o bébé encontre formas de auto-consolo. Nós, tal como a Constança, achamos que o auto-consolo não se encontra dessa forma. Há que construir todo um ambiente seguro em torno do bébé para que se possa sentir calmo e confiante, o mimo e o colo são essenciais. O amor é fundamental! 

© Respeitar os horários do bébé. Muitas vezes não "dá jeito" que o bébé adormeça tão tarde porque os pais estão cansados e a mãe está exausta. Mas garanto-vos, com calma tudo se faz. Como já vos disse no primeiro mês não conseguíamos, de maneira nenhuma, deitar a C. antes das 3h e agora vai para a cama por volta das 22h com quase 4 meses. As rotinas criam-se mas à medida que o bébé vai crescendo. 

© Diferenciar o dia da noite. Desde o início que deixamos os estores para cima durante o dia para que a C. pudesse perceber que era de dia. Isso fez com que se fosse apercebendo que à noite o período de sono deverá ser maior (por estar escuro).  

E pronto, espero ter ajudado. Não detenho nenhuma fórmula secreta. Isto é apenas a minha experiência que vale o que vale...sei que existem pais que fazem de tudo e parece que nada resulta. O que posso dizer-vos é: comprem o livro da Constança ou falem com ela porque, por vezes, só precisamos mesmo de um empurrãozinho!

Boa noite! 

Nota: a C. já dorme sozinha no quarto dela há cerca de uma semana! 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.