quinta-feira, 23 de abril de 2015

Amamentação *1

Pinterest

Como já vos disse, decidimos fazer o Curso de Preparação no Centro do Bébé e, sinceramente, foi o melhor que fizemos. Olhando agora para trás, não me imagino Mãe da C. sem saber o que sei hoje. Não que isso me faça melhor Mãe que as outras mas sinto-me mais preparada para o que aí vem. 

Ao longo das sessões, foram abordados vários temas e, além disso, tivemos oportunidade de frequentar alguns workshops gratuitos como foi o caso do da amamentação. Este foi, desde o início, o workshop que mais tive vontade de fazer pois é um assunto muito delicado e bastante discutido, como sabem. O workshop foi dado pela Constança Ferreira, terapeuta de bébés e Conselheira de Aleitamento Materno OMS/Unicef, com muita experiência nesta área. Foi ÓPTIMO ter feito o workshop com ela pois, além de ser uma pessoa calma e serena, desmistificou muitas ideias pré-concebidas e ajudou-nos a perceber que a amamentação pode ser prazerosa (apesar de, para muitas, estar associada à dor). 

O que aprendi: 

♥ A primeira coisa a fazer é decidir se sim ou se não se pretende amamentar. E não! Não condeno quem não o faça. Cada um faz as suas escolhas e tem de se sentir bem com as mesmas. 

♥ Se a decisão for pela amamentação, há que ter em conta que pode não ser um processo fácil e rápido. Há que conhecer as limitações de cada uma e saber como se pode contornar a dor. No entanto, persistência é a palavra-chave. 

♥ O frio e o quente conseguem ser os nossos melhores aliados (discos térmicos ou duches), bem como a lanolina (para quem não sabe, uma substância obtida a partir da cera de lã bruta e por isso, muito utilizada na hidratação dos mamilos. Como é uma substância natural, não existe problema de ser utilizada antes ou depois do bébé mamar).  

♥ Caso não corra bem, pedir ajuda a quem sabe. No meu caso, tenho a Constança mas há imensos grupos no facebook e até uma linha de apoio à amamentação. Há muita gente a dar palpites e, por vezes, infelizmente acabam por complicar em vez de ajudar. Há que perguntar a quem sabe porque, frequentemente, basta uma ou duas palavras para ajustar alguns procedimentos e voilá!  

♥ O apoio do companheiro é FUNDAMENTAL! A partilha é essencial para que conheça os vossos medos e vos ajude a ultrapassá-los. Não há que ter receio em partilhar os medos pois os maridos podem apoiar e ajudar muito. Por vezes, basta apenas ouvir-nos! Não deixem que a adrenalina tome conta de vocês porque o stress bloqueia os nossos níveis de ocitocina e impede-nos de ser bem sucedidas! 

Vamos ver se consigo colocar tudo em prática e amamentar a Carminho como desejo =)

Como correu convosco? 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.