segunda-feira, 30 de março de 2015

A questão do sono

Pois que, em primeiro lugar, quero justificar a minha ausência. Para quem não sabe, sou professora e estas últimas semanas foram exclusivamente dedicadas a testes, avaliações, reuniões de pais e afins. O 2º período já terminou e chegaram as tão merecidas férias! =)

Entretanto, entrei no 3º trimestre de gravidez! A barriga deu um enorme salto e, neste momento, sinto a Carminho muito mais vezes. Já não consigo realizar algumas tarefas com a mesma habilidade e rapidez, mas vou-me esforçando na mesma. Nestas últimas semanas, senti-me MUITO cansada (afinal ando a gerir vida familiar, doméstica, profissional e académica! Por vezes não dá para tudo!) e isso reflectiu-se no corpo e no cabelo. Espero conseguir descansar nesta semana de interrupção e poder voltar ao Colégio cheia de energia! 

Na próxima semana, temos a última sessão do Curso de Preparação para o Parto no Centro do Bébé e eu confesso que já estou a entrar em modo nostálgico. Nunca pensei que fosse gostar tanto! Cada vez que lá vou sinto-me parte daquela família. Cada pessoa que lá trabalha carrega consigo um brilho especial e a Vanessa (enfermeira que nos deu o curso) tem, de facto, muitas qualidades. O que mais gostei foi a partilha que houve entre os casais do nosso grupo, motivada pela Vanessa. Partilha essa com respeito, sem pressões e sem críticas! ©

Além das sessões, tivemos, também, a oportunidade de poder participar em alguns workshops de forma gratuita. Um dos que fiz e mais gostei foi o da Amamentação, dado pela Constança Ferreira. Mais uma vez, uma profissional com uma linguagem clara e simples, própria de uma pessoa que transmite calma e serenidade. Fomos todas sem maridos e a Constança pediu para repetirmos o workshop mas, da próxima vez, com eles! Por mais estranho que pareça, os maridos são uma parte importante no sucesso da amamentação (mais para a frente explicarei porquê). 

Além do sucesso conhecido nesta área (sendo consultora em aleitamento materno pela OMS/Unicef), a Constança é também especialista no sono dos bébés (para conhecer mais aqui). E a boa notícia é que a Constança escreveu um livro sobre este assunto: 


Dia 8 de Abril estará nas livrarias. E eu estou desejosa de comprar um para mim! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.