quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Carta à Carminho (2 anos)



Estava a rever fotografias tuas e esbarrei com esta que é, talvez, das que mais gosto. Foi tirada pelo teu padrinho há quase meio ano atrás e muitas foram as coisas que foram mudando. Aqui ainda não me chamavas durante a noite para pedir colo, "leitinho" ou até para ires "para a cama da Mãe". Aqui ainda não andavas a correr pela casa e a fugir de mim para te vestires ou trocares de roupa. Aqui ainda não me desafiavas, negando aquilo que te pedia. Aqui ainda tinhas prazer em comer, surpreendendo muitos ao ver-te trincar coisas diferentes. Aqui ainda adormecias sozinha na tua cama e não pedias para ir para ir para a nossa. Aqui não acordavas a meio da noite e pedias para me sentar junto à tua cama nem me dizias que tinhas "medo do cócó". Aqui ainda dependias muito da Mãe e do Pai e não querias fazer tudo sozinha. 

Mas também aqui não davas os abraços mais apertados. Não tinhas o vocabulário que tens agora e ainda não conseguias explicar-te tão bem. Ainda não brincavas "ao faz de conta" e também não cantarolavas tão bem em inglês. Aqui ainda não tinhas largado as fraldas e também não brincavas às bonecas. Ainda não perguntavas ao Pai e à Mãe "o que tens?" e também não descobrias quando a Mãe punha rímel. Ainda não adoravas a Bela, a Elsa e a Ana e a Pequena Sereia. Não deliravas com vestidos, com príncipes, com cavalos e unicórnios. Ainda não passavas horas agarrada à plasticina e também não nos dizias para ter "cuidado com as facas e com os caroços da fruta". 

Não foi pelo Pai estar mais ausente nem pelo facto de termos a mana nas nossas vidas. Simplesmente cresceste. E eu e o Pai (mas mais a Mãe) temos de aceitar isso. Temos de aceitar que já não vamos conseguir negociar contigo da mesma forma, que vamos ter de te saber "levar" com outras estratégias, que vamos ter de aprender a respirar fundo e a contar até 100 porque zangarmo-nos a sério só piora as coisas, que vamos ter de brincar ainda mais contigo e de fazer programas diferentes pois a tua curiosidade e vontade de aprender estão ainda mais aguçadas, que vamos ter de te dar mais atenção e de te colocar sempre em primeiro lugar. 
Vamos a mais um desafio, afinal faz parte da maternidade! 

Um beijinho da Mãe

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.