sexta-feira, 13 de outubro de 2017

O nascimento da Frederica

Quem nos segue regularmente, percebeu que estou em casa de baixa há já algum tempo, não porque se passasse alguma coisa de errado, mas porque já acusava cansaço e dores. Aproveitei esta fase para ir preparando o quarto das meninas com calma: separar a roupa da Carminho que já não lhe servia, guardar e separar brinquedos; lavar as coisas da Carminho que serviriam para a Frederica (apenas algumas pois nasceram em estações diferentes); organizar gavetas e arranjar espaço para mais um membro a dormir, posteriormente, naquele quarto. Aproveitei, também, para viver com a Carminho os últimos momentos de filha única: fazer tudo com calma, levá-la a passear, brincar....brincar muito! E, como não podia deixar de ser, habituá-la à ideia de que, daqui a uns tempos, iria deixar de ser filha única. 

Há cerca de quinze dias, comecei a perder aquilo que se chama de rolhão mucoso. Para quem não sabe, o rolhão mucoso é um tampão que protege o colo do útero e cuja função é impedir a passagem de germes. A expulsão do rolhão sinaliza a proximidade do parto que poderá desenvolver-se em algumas horas ou até passado alguns dias/semanas. Falei com a minha médica que me descansou e disse para não me preocupar, a não ser que tivesse dores ou sangramentos. 

Continuei a fazer a minha vida normal, tendo, aqui e ali, algumas dores, mas nada impossível de controlar. Na passada sexta feira, acordei de uma sesta e percebi que se passava alguma coisa. Levantei-me e....água por todo o lado! Pensei: "que chatice, ela faz hoje 35 semanas! Como é que vai ser?" Respirei fundo e disse: "vai nascer de uma maneira ou de outra, por isso não vale de nada fazer dramas!" Falei com a minha médica, liguei ao A. e fomos para a CUF. À chegada, a minha médica observou-me e disse-me que a bolsa estava rota. Fiquei internada e, por sermos os 3 (eu, o A. e a minha médica), defensores do parto normal por várias razões, resolvemos esperar que a Frederica fizesse e desenvolvesse o processo natural, de forma a preparar-se para nascer. Entretanto, levei uma injecção para ajudar à maturação dos pulmões da Frederica e fui levando, via intravenosa, antibiótico para prevenir potencais infecções, já que tinha a bolsa rota. 

No decorrer do processo, a minha médica avisou-me que só poderíamos esperar algumas horas, sob pena de colocar o bebé em risco. Caso ela não nascesse entretanto, teríamos de lhe dar uma ajuda com ocitocina (assim diz o protocolo), o que acabou por acontecer. Após 22 horas de espera, nasceu a nossa Frederica e, mais uma vez, não consegui conter a emoção: chorei, chorei, chorei. Para mim, não há sensação melhor no mundo do que ser Mãe! Passamos por tantas emoções durante a gravidez e durante o trabalho de parto que o nascimento nos faz sentir vulneráveis mas, também, supermulheres. É um misto de emoções! No meio disto tudo, sempre acompanhada pelo A. que tem uma paciência de santo! Esteve sempre do meu lado, compreendendo e aceitando tudo, até o meu mau feitio na hora de ir a casa de banho com os fios do CTG e arrastando o soro com ele! Na hora do parto e, apesar de poder ter a minha Mãe comigo, preferi que fosse ele porque me transmite calma e, acima de tudo, segurança. Juntamente com a minha médica e a restante equipa, estávamos todos expectantes mas calmos (aliás, só de olhar para a minha médica já fico tranquila). 

A Frederica nasceu perto das 10h de sábado e cheia de genica. Felizmente não foi preciso ser ajudada a nível respiratório e mamou logo que fomos para o recobro. 2,350kg de formosura mas, também, de uma vontade imensa de conhecer o mundo pois, apesar de prematura e, segundo o pediatra que nos assistiu durante o parto, estava preparada para nascer. 

Agora é protegê-la durante o próximo mês de modo a que consiga crescer, engordar e desenvolver-se 
o melhor que puder. Por indicação da pediatra, só saímos para as consultas/exames e não podemos receber visitas, sob pena de ficar doente. A Frederica é prematura e, por isso, nos primeiros tempos, todo o cuidado é pouco. 

Ainda que tenhamos todo este cuidado, estou feliz. Muito feliz. Obrigada a todos pelas mensagens e pelo carinho com que "inundaram" o nosso facebook e instagram. Obrigada por estarem desse lado! 



Um enorme beijinho, 

Mafalda  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.