segunda-feira, 10 de abril de 2017

"Não quero que o meu filho seja o melhor, apenas que seja feliz"

Já perdi a conta às vezes que li isto aqui e ali pelas redes sociais. É claro que, qualquer pai ou mãe querem o melhor para os seus filhos e isso passa por ser feliz, em primeira instância. Mas, felizmente ou infelizmente, a minha profissão (para quem não sabe sou professora) obriga-me a ter uma visão bem mais realista sobre esta citação. 

Um aluno feliz é, para mim, um aluno que se levanta de manhã entusiasmado porque vai para a escola, seja pelo que vai aprender ou, muito possivelmente, por saber que vai brincar com os seus amigos. A escola é um espaço onde se sente feliz e bem consigo mesmo. Mas a felicidade de uma criança não advém só do facto de saber que se irá encontrar com os seus amigos, a felicidade também está inscrita nos trabalhos, nas fichas, nos projetos e, também, nos testes. 

Acreditem que já levo os anos de ensino suficientes para ter presenciado a alegria de receber um trabalho com uma boa nota, com um elogio, com um smile desenhado pelo professor. E garanto-vos que, para mim, não há satisfação maior. Acreditem que não há melhor para um professor do que a ansiedade e o frio na barriga que se sente antes de entregar um teste com uma boa nota para o aluno, seja um Satisfaz a um menino que não conhece outra nota que o Não Satisfaz, seja um Excelente a um menino de Muito Bom! 

O professor vive a alegria desta conquista, mas quem comemora verdadeiramente é o aluno. Não imaginam quantas vezes já vi alunos ajoelhados, a gritar, a festejar, a chorar de alegria, a abraçar outros alunos, a olhar para o teto (como que a olhar para o céu)....enfim, tudo isto para comemorar uma boa nota! Uma nota suada, com estudo, com esforço, com afinco! Comemoram os professores, os alunos, os pais, enfim...todos ficam satisfeitos! 

"Não quero que o meu filho seja o melhor, apenas que seja feliz" deverá ser (pelo menos, para mim):
"não quero que o meu filho seja o melhor, apenas o melhor que conseguir ser" no sentido de se esforçar para ser o melhor que conseguir, não em relação aos outros mas em relação a si próprio. Para que possa sentir orgulho pelo seu próprio trabalho, pelo caminho que foi traçando e por chegar até onde quer que seja e que deseja. Esta é a minha visão das coisas.  Concordam?



Um beijinho, 

Mafalda Braz  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.