quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Dicas no 1º dia de escola

Esta semana é, para muitos, a primeira semana de aulas. E se há meninos que adaptam com muita facilidade e que ficam bem logo no primeiro dia, há outros em que esta experiência se torna um momento muito difícil, tanto para eles como para os pais (aliás, neste aspeto não sei quem sofre mais!).   

E por me terem perguntado ultimamente o que fazer ou como agir, preparei um conjunto de dicas que espero que tornem este momento num momento descontraído e mais feliz: 

* Visitar a escola com o vosso filho - Peçam autorização à escola para visitar o espaço algum dias ou meses antes (até mesmo durante as aulas). Isto fará com que o vosso filho se sinta motivado a voltar aquele espaço onde vê crianças felizes a brincar enquanto aprendem! 

* Falar, uma vez por outra, na escola que vai frequentar, mas não de forma exaustiva. Falem acerca da boa experiência que vai ser: uma professora muito querida, amigos novos, brinquedos diferentes, o espaço do recreio, coisas novas a aprender que o vão tornar crescido....Tudo isso ajuda a criar uma imagem de que tudo vai correr bem. 

* Criar uma rotina alguns dias antes e envolver toda a família para que o vosso filho não se sinta sozinho nesta experiência. 

* Envolver o vosso filho na compra do material que terá de utilizar: uma farda, o equipamento da ginástica, uma mochila ou até uma caixinha para levar o lanchinho da manhã. Tudo serve como pretexto para ganhar confiança nesta nova etapa. 

* Seleccionar um objeto de conforto para levar na mochila. Na hora de fazer a sesta ou numa hora de mais tristeza, será este objeto que irá confortar o vosso filho durante a vossa ausência. 

* Dar um beijinho, passar o vosso filho a um adulto ou deixá-lo envolvido numa brincadeira, mas não esquecer de dizer adeus! Há muitas opiniões sobre este ponto, mas acho que não há nada pior que uma criança se lembrar de procurar o pai ou a mãe e não saber onde está. A separação custa mas, deste modo, a criança sabe que o pai ou a mãe se foi embora. Uma ressalva: imagino que deve custar mesmo muito, mas tentem não demonstrar ansiedade ou insegurança pois as crianças sentem tudo o que os pais sentem. Se assim for, este comportamento será reflectido na criança e será mais difícil para todos! 
{Quando deixo a Carminho de manhã faço sempre assim e digo que vou trabalhar e que venho mais logo. Por enquanto, tem resultado muito bem!} 

Mais alguma dica que se lembrem que possa ter funcionado convosco? 


Hoje no colégio da mãe 


Um beijinho, 

Mafalda  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.