segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A fase dos 2 anos

Já vos tinha dito por aqui que, tal como tantos outros bébés desta idade, a Carminho está a passar por uma fase difícil: a fase dos 2 anos. Não consegue lidar com a frustração de ser contrariada e chora, às vezes chega mesmo a berrar! Ainda que me dê vontade de rir - porque muitas vezes parece que está a fazer teatro -, temos conseguido contornar as situações, umas vezes distraindo-a com outra coisa, outras tentando explicar-lhe o porquê de determinada situação ou decisão. 

Tenho conversado IMENSO sobre isto com o A. porque muitas vezes me questiono se estaremos a agir da maneira correta. Tenho lido também sobre este assunto (aqui) e a Magda tem-me ajudado imenso. Ainda que isto tudo seja difícil pois somos pais de primeira viagem, o que me anda a assombrar prende-se com outra questão: como fazer com que um bébé se esqueça de uma coisa? Ou, por outras palavras, como fazer com que deixe de repetir um comportamento? 

Aqui vai um exemplo: a Carminho descobriu que pondo-se em pé no sofá consegue chegar ao interruptor da sala. Se nós não nos apercebermos, é capaz de passar horas a acender e a desligar a luz. Temos visto, dito "não faz isso", "aqui não se mexe", "podes cair e magoar-te"...toda uma conversa e nem 30 segundos depois já lá está. Basta virarmos costas e já trepou outra vez o sofá e já está a fazer a mesma coisa. Mas como???? Sinceramente não sei como contornar o assunto porque já a tentámos distrair com outra coisa. Não funciona. Está com o sentido no interruptor e por lá vai ficar até que acaba por desistir...que é para aí à milésima vez! 
Enfim.... :(

Como fizeram ou fazem? 


Das brincadeiras que mais gosta neste momento: calçar os meus sapatos 

Casaco de malha Zara 
Ténis New Balance 373 (aqui)



Um beijinho, 

Mafalda 


1 comentário:

  1. Eu usei aquilo a que se chama "por cada não há um sim". Ou seja, por cada coisa que dizia para não fazer, dizia imediatamente a seguir uma que podia fazer, promovendo a substituição do comportamento. Connosco resultou, mas mesmo assim é necessária alguma repetição (e paciência). Boa sorte!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.