quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

O nosso Natal

Já tinha partilhado convosco anteriormente que o Natal por aqui são 3 dias: a noite da consoada, o dia de Natal e o dia 26, diz do aniversário do meu pai. Como ele vive fora, aproveitamos ainda mais estes dias para estarmos todos juntos, até porque este ano temos a Carminho nas nossas vidas. Por esta razão e, como não poderia ser de outra forma, o Natal foi ainda mais especial! ©

A manhã e a tarde do dia 24 foi passada na cozinha com a minha mãe a preparar os doces de Natal para colocarmos nas nossas mesas: bolo de família (um bolo tradicional na família do meu pai), azevias de batata doce (que chamamos trutas), bola, filhós, ovos moles, fritos de abóbora...


Ainda sem maquilhagem e roupa de festa

A noite da consoada é SEMPRE passada com a família mais numerosa que é a família da minha mãe. Este ano juntaram-se mais pessoas e fomos perto de 50 pessoas à mesa! Sim, é muita gente mas confesso que, para mim, não há Natal como este! Imbuídos do espírito de união passado pelos avós, a família Bernardo é bem humorada, barulhenta e com um gosto especial por festas! E não há festa como o Natal em que estamos quase todos juntos! 


A mesa dos primos mais novos (faltam alguns!)


Fofo da Carminho Castelos nas Nuvens (gabado por todos!)

Merceditas e collants Condor na Pés de Cereja

De seguida, esperamos pela meia-noite, altura em que chega o Pai Natal. Sempre muito cansado, vem com ajuda dos tios que o sentam no melhor cadeirão e lhe dão para ler as cartas dos meus primos mais novos. Esta parte é sempre a mais divertida, não tanto pelas prendas em si mas pela conversa em torno do que os meus primos escreveram nas cartas. Normalmente o Pai Natal é sempre muito bem disposto (é alguém da família, este ano foi o meu pai). 


Na vez da Carminho que já estava cheia de sono e, por isso, rabugenta

Depois disto viemos para casa. Este ano não poderia ser de outra forma pois tínhamos mesmo de respeitar os horários da Carminho. Não conseguimos viver o resto da noite em família mas pudemos vivê-lo no dia seguinte, o dia de Natal. 

O almoço do dia de Natal tem sido, de há uns anos para cá, na casa dos meus pais. Junta-se a minha sogra e avó do A. Este ano tivemos como convidados uns amigos brasileiros do meu pai que estavam por cá de férias e foi ainda mais giro! 


Alguns dos doces da mesa em casa dos meus pais 


O encanto pela árvore e pelas luzes

Fofo da Carminho Tic Tac Babies
Laçarote do Pai H&M
Acessório de cabelo Parfois 


Os meus pais, avós mais que babados! 


Nós, os meus pais e o Martim, meu irmão

No final da tarde, ainda passámos pela casa da bisavó (que estava cheia de saudades da bisneta mais nova!) e regressámos à família Bernardo. 



Encantada com o bébé da prima L. 


Com a bisavó A. 

E este foi o nosso Natal, tempo de paz, amor e alegria. Tempo de estar no quentinho da família, a relembrar tempos passados e a fazer planos para o futuro. Este foi o nosso Natal vivido em família e com a certeza de que Jesus vive em nós em cada dia. Mais uma vez agradeci a família que me deu e o maior dos presentes: a Carminho. 

Espero que o vosso Natal tenha sido também assim. Perdoem-me a qualidade das fotografias mas o Pai Natal esqueceu-se da máquina fotográfica. Pode ser que venha no ano de 2016! E, por falar nisso, desejo-vos um excelente ano de 2016! Que seja um ano que vos arranque muitos sorrisos e que vos traga apenas coisas boas! 

Um enorme beijinho, 

Mafalda 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.