segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Será chamada de atenção?

A Carminho encontra-se, agora, naquilo que, comummente, se diz uma "idade óptima". Fala muito e utiliza já uma grande variedade de vocabulário (já diferencia, também, o tempo Passado); dorme bem; é autónoma e desenrascada; já faz as necessidades na sanita e raramente tem descuidos; faz muita companhia. Estávamos radiantes com esta evolução até termos regressado de férias...

Começou a acordar TODAS as noites para pedir colo. Comecei por dar por achar que sentia alguma insegurança mas rapidamente passou de pedir colo para pedir leite. Durante o dia, agarra-se constantemente a mim e pede colo também (caso estejamos na presença do Pai, eu sou preterida). De um momento para o outro, deixou de querer comer a sopa (que adorava) tornando este momento um momento dificil, pois tenho de a "convencer" a comer. Perdeu o apetite e raramente come com agrado o que comia anteriormente, recusando muitas vezes alimentos que adorava.  Além de tudo isto, tem encarado o "não" com dificuldade e as birras têm revelado cada vez mais a sua frustração.

Tenho, juntamente com o A., pensado muito em tudo isto e sinceramente tenho estado preocupada. Temos percebido que poderá ser mesmo uma chamada de atenção. Primeiro porque o Pai está, neste momento, com muito trabalho e chega a casa muito tarde, o que significa que só têm tempo de qualidade entre os dois durante os fins de semana. Depois, porque desde este mês que partilha a atenção da ama e do marido com outra menina. E, por último, porque percebe que algo se está a passar com a Mãe, a barriga cresce diariamente e TODOS lhe perguntam pela mana. 

Não serão estas razões suficientes para uma mudança de comportamento ou estarei, simplesmente, a exagerar e tudo isto não passará de sinais normais de crescimento?

Estive quatro dias com ela em casa na passada semana (a ama esteve fora) e, pelo menos na questão das birras, houve melhorias. Conseguimos passear, brincar, fazer plasticina, fazer puzzles, jogar, cozinhar...penso que todas estas atividades ajudaram a que ganhasse mais confiança, conseguindo que as birras fossem em muito menos quantidade. 

A partir de amanhã regressa à ama. Vamos ver como correm os próximos dias....



Um beijinho, 

Mafalda
  

2 comentários:

  1. Acho que é uma fase normal que acaba por ser também aumentada com a chegada de mais um membro à família. Tenho uma menina com 3 anos que está numa fase semelhante. As birras estão terríveis, estica a corda ao máximo e parece estar sempre a contrariar-nos e a desafiar-nos. A irmã já tem um ano por isso acho que nem é pela irmã... Noto mais quando o pai tem que trabalhar mais e ela fica mais tempo sozinha a ver televisão.
    Vamos tentar ter uma rotina mais certinha e dar-lhe mais atenção para ver se isto melhora mas algo me diz que até aos 4, 5 anos é assim mesmo. :) Boa sorte. para todas nós.

    ResponderEliminar
  2. Deve ser uma fase Mafalda :) os miúdos nestas idades são mesmo assim! Os dois anos do JM foram pacíficos,a partir dos três começou com mais birras e mais desafiador. Nas férias começou a pedir leite antes de dormir e assim tem sido. O AM que já não bebia leite antes de dormir há alguns meses também começou a pedir... E anda super difícil de dormir na cama dele. A nível de ciúmes não senti que o JM tivesse quando o irmão nasceu. Mais tarde e mais recente até noto um pouco mais. Se rimos de alguma gracinha do mano ele repete e diz que também sabe e assim. Mas lá está, todos os miúdos são diferentes. É ter paciência e compreensão que tudo vai aos eixos. Um beijinho

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.