Confesso que, antes de ser mãe, não pensava muito nestas questões da alimentação infantil. Muitas vezes achava estranho que, alguns pais, pudessem oferecer uma sobremesa a um bébé ou acompanhar um prato de carne com batatas fritas de pacote mas nunca me pronunciei. Em questão de educação, cabe a cada Mãe/Pai educar os seus filhos como acha melhor, não é mesmo?
O que sei é aquilo que não quero para os meus filhos, começando pela Carminho. Preocupa-me a quantidade de açucar e sal presente nos alimentos mas também não vivo obsecada com isso. Já há alguns meses que fizemos algumas mudanças e, por enquanto, estamos a adaptar-nos bem, inclusivamente eu e o A. Desde que engravidei da Carminho que não entra cá em casa outra batata que não a batata doce. Incluímos o arroz integral e a quinoa nas nossas refeições e, recentemente e por insistência da madrinha que leva um estilo de vida mais saudável, optámos por substituir a massa normal por massa integral. Esta foi a mudança mais difícil pois, nós os 3, adoramos massa!
Acabaram-se as bolachas e os cereais com chocolate e só há tortilhas de milho, marinheiras sem sal e cereais puff - de trigo e arroz. Gelatinas com poucas calorias e iogurtes magros para toda a gente, até mesmo para a Carminho!
Estamos contentes com estas escolhas e sentimo-nos bem melhor assim. A questão que agora se coloca é relativamente aos anos da Carminho. Tenho pensado muito nisto e estou prestes a abolir as guloseimas. Há quem possa torcer o nariz mas penso que, com o tempo, os paladares se vão educando e as mentalidades possam vir a mudar um bocadinho. Vai dar-nos mais trabalho pois teremos que fazer tudo mas será, com toda a certeza, uma festa mais saudável para todos!
Estou a pensar substituir as sandes de pão normal por pão escuro, os folhados por fruta e espetadas de tomate com queijo. Espero incluir uns palitos de cenoura com quijo quark e uma mesa com iogurte e toppings saudáveis à escolha. Os sumos poderão ser naturais, limonada por exemplo!
Estas são algumas ideias que seleccionei para a festa dos 2 anos da Carminho:
O que acham das ideias?
Um beijinho,
Mafalda
P.S - Para quem se preocupa com a alimentação infantil, pode ler o estudo mais recente sobre obesidade infantil aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.