Desde que nasceu a Carminho que queríamos baptizá-la. Como crentes que somos, não fazia sentido educá-la sem ter Jesus sempre consigo. Com o meu pai a viver em Angola, teríamos que programar este dia com alguma antecedência para que a viagem a Lisboa se coadunasse com esta celebração.
Dado que a família do meu lado é bastante grande, a festa teve que ser cingida à nossa família e a meia dúzia de amigos chegados.
O primeiro passo foi escolher a data (dentro dos dias de estadia do meu pai em Lisboa) e acordada com o Padre Paulo, pároco da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações. O segundo passo foi convidar os padrinhos - a Tia Inês e o meu irmão - e tratar da papelada precisa para a Igreja.
[Neste campo queria dar-vos uma dica. Escolhemos um padrinho crismado e uma madrinha não crismada. Apesar disso, acreditamos que a madrinha carrega todos os valores que acreditamos serem necessários para ajudar na educação da Carminho. Para quem não sabe, quem não fez o Crisma não poderá ser, perante a Igreja, chamado de padrinho/madrinha. Assim, assinará como "testemunha", não sendo obrigatório/necessário fazer a preparação para o Baptismo. Foi isto que aconteceu à Tia Inês, madrinha para nós, testemunha para a Igreja.]
O terceiro passo foi pensar no que queríamos oferecer aos convidados para comemorarmos este passo: um almoço ou um lanche. Inicialmente tínhamos pensado num lanche e pesquisámos/visitámos vários espaços mas como o baptizado teve que ser marcado para a hora do almoço, decidimo-nos pelo almoço.
A partir daqui foi pensar no convite e no layout da cerimónia, sendo que optámos por fazer tudo muito simples, optando por nem sequer imprimir o convite. Fizemos o convite em casa, tendo o A. ficado responsável pela fotografia e sua edição e eu pela elaboração do convite. Ficou simples mas à nossa maneira, tendo sido muito elogiado por todos:
Gostaram?
O que é que gostavam que referisse em relação a esta cerimónia?
No próximo post falarei da escolha do vestido e os essenciais para este dia tão importante.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.