Na semana passada aceitei o convite da Clementoni para ir aprender mais sobre robótica e a sua implicação na aprendizagem das crianças.
Como sabem, o campo da robótica tem sofrido grandes desenvolvimentos nos últimos anos (viram a Sophia no Web Summit?), vindo provar que os robôts não deverão ser vistos como uma ameaça à função humana mas como uma ajuda. Assim, atenta às tendências mundiais na área da Educação e aplicando tecnologia de ponta, a Clementoni projeta e fabrica brinquedos com elevado conteúdo educacional obtendo a confiança e o reconhecimento dos pais, professores e até pedagogos!
Diz-nos Maribel Miranda, uma investigadora do projeto Kids Media Lab da Universidade do Minho, que "a iniciação à robótica nos primeiros anos da criança permite desenvolver aprendizagens relacionadas com a criatividade, a imaginação, a orientação espacial, as noções de lateralidade, o pensamento lógico-matemático, as sequências, as narrativas, o desenvolvimento da linguagem e outras formas de expressão do pensamento da criança".
Já o pedagogo Renato Paiva considera que "ao jogarmos, de uma forma lúdica e divertida, contribuímos para preparar o cérebro para as aprendizagens formais aquando da entrada para a escola".
Durante o evento, pude conhecer as propostas da Clementoni e a Carminho pôde experimentar o robô educativo que fala. Apesar de não ser pensado para a idade dela (é para crianças entre os 4 os 7 anos), a Carminho adorou perceber o que é que ele podia fazer porque, para além de ele comunicar sobre o tabuleiro do jogo, é possível apenas dar-lhe direcções e vê-lo a movimentar-se. Quem nos segue no instagram (aqui) conseguiu ver nas stories a excitação dela em torno deste robôt!
E para que serve este robôt e como se joga? Através da metodologia STEM - que estimula as competências no âmbito da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática -, pretende-se que este robôt ajude no pensamento lógico e na resolução de problemas. Não há dados, apenas um tabuleiro, cartões e o robôt. O objetivo de cada jogador é terminar uma missão com sucesso, seguindo um percurso e evitando determinados obstáculos, tendo a ajuda do robôt que vai comunicando ao longo de todo o processo e que conduzindo o jogo.
Penso, contudo, que é possível jogar com crianças a partir dos 2 anos e meio ou 3 anos mas com a ajuda e supervisão de um adulto. Os temas do jogo prendem-se com as letras, os animais, os objetivos e os locais numa cidade, coisas que uma criança desta idade já começa a conseguir identificar. De resto, para manusear o robôt precisará da ajuda do adulto ou de uma criança mais velha, o que ajuda a desenvolver as competências de interacção social.
Arriscaria a dizer que é uma óptima prenda para o Natal pois é um brinquedo educativo, interativo e que promove a interacção!
Um beijinho,
Mafalda
Boa noite. Quem venceu o passatempo?
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