Ando, neste momento, com um dilema. Já andávamos a pensar tirar as fraldas à Carminho este Verão e, quando fomos à Pediatra, mais certo ficámos que seria a decisão certa a tomar. Falei com a Pediatra sobre este tema e fiz-lhe imensas perguntas. Ela é da opinião que a Carminho está mais do que preparada para tirar as fraldas porque se expressa bem, porque entende o que lhe dizem e porque considera que, em termos de desenvolvimento, está um bocadinho mais adiantada.
Sendo o mais sincera possível, confesso que, além de ser um grande passo e uma enorme conquista para a C., iria dar-nos jeito que tirasse as fraldas pois, a partir de novembro, vamos ser 4. Seria muito mais fácil e rápido ir com ela a uma casa de banho e o gasto de fraldas iria ser mais reduzido, ficando apenas exclusivo para o bébé e para as fraldas da noite da Carminho.
A Pediatra sugeriu tirar de uma vez, ou seja, comprar-lhe umas cuecas com bonecos que ela goste e explicar-lhe que vai começar a usar cuecas como os crescidos, que vai fazer xixi na sanita como a Mãe e o Pai. Sugeriu, também, andar à vontade em casa, se possível de chinelos ou crocs porque vai ,provavelmente, descuidar-se e fazer nas cuecas. Colocar um resguardo no sofá e no carro, ter roupa preparada para trocar nos passeios e, de hora em hora, perguntar-lhe se quer ir à sanita.
Pensámos, pensámos...e resolvemos deixar esta tarefa para quando estivermos de férias. Estamos no Verão e tenho a certeza que o calor e a praia poderão ajudar também. Neste momento perguntamos-lhe de vez em quando se quer ir à sanita e já foi algumas vezes. Ainda assim, só fez lá xixi uma vez. A minha dúvida é, contudo, a seguinte:
- colocamos-lhe as fraldas-cueca até se habituar a ir à sanita e só depois mudamos para as cuecas
OU
- começamos logo com as cuecas?
Alguma sugestão?
Um beijinho,
Mafalda
Boa tarde.
ResponderEliminarPela experiência que tenho tido com crianças com quem tenho tido o prazer de ajudar a "desfraldar" leva-me a chegar à seguinte opinião.
Inicialmente deve-se claro conversar com a crianca e faze-la perceber que está muito calor para usar fralda, dizer-lhe que ela é muito crescida para usar fralda. Então apresentam-se as cuecas-fralda (claro quentes na mesma) mas apresentam-se como "as cuecas giras de meninas crescidas".
Perguntar à criança, de hora a hora, se ela quer ir à sanita não é muito viável. A criança vai querer continuar a brincar e não vai querer ir para a casa de banho perder tempo (diga-lhe: vamos à sanita! E inicialmente em períodos mais curtos (ex: 30minutos).
Não querendo fazer publicidade, há umas cuecas-fralda que dão para colar e descolar sem terem de ser rasgadas. Desta forma, imaginemos que a criança faz um xixi ou cocó na c-f não terá de tirar os calções, calças, a roupa que a criança tiver vestida nem os sapatos para colocar uma nova.
Importante:
-Fazer sempre uma grande festa quando a criança consegue fazer um xixi, um cocó (exagerar mesmo na alegria, bater palmas, cantar, ...).
-Nunca ralhar/ ficar triste com a criança se esta se descuidar e sujar a roupa.
À medida que passar uma semana, 2 semanas e a cueca fralda se mantiver seca durante algum tempo então aí pode passar para as cuecas de algodão.
E lembre-se: quando começar com as cuecas algodão durante o dia (excepto sesta) não volte atrás porque aí sim a criança irá ficar confusa..
Importante também: incentive a criança a baixar a roupa (incluindo a cueca-fralda) e a vestir-se após as idas à sanita, assim irá ser autónoma e quando começar a usar as cuecas algodão será capaz de se "desenrrascar" sozinha com maior facilidade.
Espero ter ajudado.