quinta-feira, 26 de maio de 2016

Crise dos 11 meses

Sim, têm sido os melhores 11 meses das nossas vidas! Não há nada como ter um filho, um amor infindável que nos enche o peito e nos faz ter coragem para enfrentar tudo e todos! Mas este mês tem sido o mais complicado, à excepção do primeiro, claro! 

Já vos tinha dito por aqui que as noites não têm sido nada fáceis. Há mais de um mês que os 3 deixámos de saber o que é dormir uma noite inteira sem interrupções. Nos primeiros tempos acordava e chorava, quando chegávamos ao quarto estava de pé. E isto repetia-se vezes sem conta. Depois, chorava e quando íamos ao quarto estava sentada. Ultimamente, há noites que chora porque tem fome e demora cerca de 1 hora a voltar a adormecer (depois de beber o leite, claro!). Outras noites chora simplesmente porque lhe cai a chucha e precisa de aconchego. O que fazer? 

Já tentámos de tudo, damos-lhe toda a atenção que podemos, brincamos com ela, passeamos, cantamos, tudo! Pensámos, inicialmente, que pudesse estar a indicar que precisasse de mais atenção mas temo-nos esforçado por dar ainda mais mas nada mudou. 

Esta semana falámos com a Pediatra que nos aconselhou a voltarmos a insistir na rotina do sono: deitar SEMPRE à mesma hora (pelo menos até esta situação estar regularizada) e meia hora antes de ir para a cama prepará-la para isso: banho, história, leite, cama. Em relação à instabilidade durante a noite disse-me para gerir o choro e tentar não ir ao quarto. Não sei se será com terapia de choque que irei conseguir que volte tudo ao normal pois nestes 11 meses temos resolvido tudo através educação positiva. 

Qual é a vossa opinião sobre isto? 


Ainda assim, só me apetece apertá-la e encher estas bochechas de beijos! 

Camisa Zippy 
Jardineiras de ganga Zara 
Sapatos H&M

Um beijinho, 

Mafalda 

2 comentários:

  1. Todas as crianças são diferentes, mas aqui fica o meu testemunho como mãe de uma Clarinha com 23 meses. Os primeiros 7-8 meses foram horríveis porque ela acordava várias vezes durante a noite. A partir do momento em que passou para o quarto dela passou a dormir a noite toda seguida :) Desde então a maior parte das noites têm sido pacificas, mas há excepções e concluo que ocorrem por dois motivos. 1- Dormiu demasiado durante o dia e acorda de noite sem sono. Por isso basta controlar as sesta durante o dia. a 2- razão prende-se com algum tipo de desconforto, no nosso caso é quase sempre os dentes. Já pensou se não será esse o motivo? Neste caso não há milagres é dar miminho e esperar que passe. Quanto a deixar chorar no quarto, a nossa estratégia passa por esperar um pouco para ver. Por vezes acorda e chama pela mamã, se eu for logo a correr ela desperta e demora horas a adormecer. Contudo se esperar um pouco, há alturas (nem sempre) em que se acalma e volta a dormir.
    Espero ter ajudado. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Fases. Etapas do crescimento.
    Brincar durante a noite não me parece boa opção. Quando a bebé despertar, ligar apenas uma luz de presença. Ir apenas um dos pais, de preferência sempre o mesmo nessa noite. Tentar que adormeça sem enveredar por atividades que nada têm a ver com o dormir. Procurar que não saia do quarto.
    Experiência de uma mãe de um bebé de 22 meses.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.