Depois de um GRANDE período de ausência, aqui estou eu de volta. Como todas as mães sabem, os primeiros dias de vida de um recém-nascido são difíceis pois são a chamada fase de adaptação. Adaptação do bébé ao mundo exterior depois de um longo período de 9 meses e adaptação dos pais ao bébé e à rotina que ele impõe. Vou tentando atualizar o blog sempre que puder mas já sabem que nos próximos tempos será com menos regularidade. Entretanto, não deixem de ver o que ando a publicar tanto no facebook como no instagram. Tem sido muito importante para mim o carinho que tenho recebido tanto através de uma rede social como de outra! Obrigada! ©
Confesso que uma das coisas mais difíceis destes dias tem a ver com a amamentação. Se para umas corre tudo muito bem e não há grandes questões, para outras já não é bem assim. No hospital (CUF Descobertas) fui muito bem acompanhada pela Enfermeira Raquel (um amor!) que me deu uma ENORME ajuda na pega que, a certa altura, se estava a tornar mais difícil. Em casa, conto com a ajuda do A. (apoio moral a 100%), da minha mãe e de mais umas amigas e prima (obrigada Inês, Teresa, Maria S. e Mari). Todos estes têm sido incansáveis! De facto, para mim, a amamentação não tem sido fácil mas, apesar de tudo, tendo insistido e tenho conseguido progredir. Pesámos a Carminho recentemente e está a crescer muito bem!
A certa altura (e já em casa) recorri a ajuda do Centro do Bébé (pela voz doce da Enfermeira Vanessa). O peito estava a encaroçar e a ajuda dela foi preciosa! É por isso que é tão importante fazer um curso de preparação para o parto. A certa altura tive vontade de desistir mas lembrei-me sempre das palavras da Constança: "é preciso querer, querer muito!".
Durante este processo todo, estes têm sido os meus aliados:
A Lanolina ajuda IMENSO na cicatrização do peito e o creme reafirmante ISDIN tem ajudado a "voltar a colocar tudo no lugar"
Nesta app vou registando tudo o que diz respeito ao crescimento da C.: medidas, peso, vacinas e mamadas. No que diz respeito à amamentação, vai fazendo um diário com as horas e a duração das mamadas, o que permite ter uma ideia da rotina do bébé
E agora uma pergunta para as mães: sugestões para acordar bébés que dormem quando mamam? A C. adormece sempre e tem sido difícil de a acordar para voltar a mamar. Dicas?
Olá Mafalda!
ResponderEliminarPrimeiramente quero dar te os parabéns a ti e ao teu marido pelo nascimento da Carminho! E dizer te também que costumo ler o teu blog e acho-o super super giro! Continua! Sobre o facto da tua filhota adormecer enquanto está a mamar, perguntei a minha mãe e ela disse me que a melhor coisa que poder fazer quando isso acontece é fazeres-lhe cócegas (mas não muitas) nos pézinhos, ou apertares. Isso acontecia comigo e com os meus irmãos (adormecermos enquanto mamava-mos) e era o que a minha mãe fazia. Exprimenta! :)
Beijinhos!
Felicia da Costa
Minha querida é mesmo assim, não é fácil para a maioria de nós, é preciso querer muito e insistir muito! É uma aprendizagem para nós e para eles! Não desistas! Uma dica que comigo funcionou bem, as conchas, só para usar em casa, ajudam muito a cicatrizar os mamilos, os discos não facilitam nada esse processo. Os primeiros tempos são mesmo assim mas daqui a nada entras em velocidade de cruzeiro!
ResponderEliminarBeijinhos e muitas felicidades :)
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
EliminarAh sobre bebés que adormecem...tive um desses e nada resultava! Apertava os pés, fazia cócegas no pescoço, destapava...nada! Só dava sinal se o ameaçasse tirar da mama. Assim que sentia a mama a afastar-se acordava logo! Mas para adormecer pouco depois! Que desespero!!!
EliminarMinha querida é mesmo assim, não é fácil para a maioria de nós, é preciso querer muito e insistir muito! É uma aprendizagem para nós e para eles! Não desistas! Uma dica que comigo funcionou bem, as conchas, só para usar em casa, ajudam muito a cicatrizar os mamilos, os discos não facilitam nada esse processo. Os primeiros tempos são mesmo assim mas daqui a nada entras em velocidade de cruzeiro!
ResponderEliminarBeijinhos e muitas felicidades :)
Contacta o sos amamentação, são super queridos. Fazem visitas domiciliárias gratuitas e estão sempre disponíveis. Uma dica é pressionar o ouvidos como se estivesses a tapa-lo umas quantas vezes. Fez maravilhas com a minha gordinha. Boa sorte, beijinhos
ResponderEliminarObrigada a todas! =)
ResponderEliminar