quarta-feira, 17 de maio de 2017

Uma festa infantil saudável

Confesso que, antes de ser mãe, não pensava muito nestas questões da alimentação infantil. Muitas vezes achava estranho que, alguns pais, pudessem oferecer uma sobremesa a um bébé ou acompanhar um prato de carne com batatas fritas de pacote mas nunca me pronunciei. Em questão de educação, cabe a cada Mãe/Pai educar os seus filhos como acha melhor, não é mesmo? 

O que sei é aquilo que não quero para os meus filhos, começando pela Carminho. Preocupa-me a quantidade de açucar e sal presente nos alimentos mas também não vivo obsecada com isso. Já há alguns meses que fizemos algumas mudanças e, por enquanto, estamos a adaptar-nos bem, inclusivamente eu e o A. Desde que engravidei da Carminho que não entra cá em casa outra batata que não a batata doce. Incluímos o arroz integral e a quinoa nas nossas refeições e, recentemente e por insistência da madrinha que leva um estilo de vida mais saudável, optámos por substituir a massa normal por massa integral. Esta foi a mudança mais difícil pois, nós os 3, adoramos massa! 

Acabaram-se as bolachas e os cereais com chocolate e só há tortilhas de milho, marinheiras sem sal e cereais puff - de trigo e arroz. Gelatinas com poucas calorias e iogurtes magros para toda a gente, até mesmo para a Carminho!   

Estamos contentes com estas escolhas e sentimo-nos bem melhor assim. A questão que agora se coloca é relativamente aos anos da Carminho. Tenho pensado muito nisto e estou prestes a abolir as guloseimas. Há quem possa torcer o nariz mas penso que, com o tempo, os paladares se vão educando e as mentalidades possam vir a mudar um bocadinho. Vai dar-nos mais trabalho pois teremos que fazer tudo mas será, com toda a certeza, uma festa mais saudável para todos! 

Estou a pensar substituir as sandes de pão normal por pão escuro, os folhados por fruta e espetadas de tomate com queijo. Espero incluir uns palitos de cenoura com quijo quark e uma mesa com iogurte e toppings saudáveis à escolha. Os sumos poderão ser naturais, limonada por exemplo! 

Estas são algumas ideias que seleccionei para a festa dos 2 anos da Carminho: 

    

O que acham das ideias? 

Um beijinho, 

Mafalda 

P.S - Para quem se preocupa com a alimentação infantil, pode ler o estudo mais recente sobre obesidade infantil aqui

sábado, 6 de maio de 2017

Dia da Mãe ´17

Na véspera do Dia da Mãe, sei que há desse lado muito boa gente que ainda não se decidiu pelo presente...ou porque não teve tempo ou mesmo porque, verdade seja dita, as Mães são difíceis de agradar! =)

Fiz, por isso, uma selecção para os mais atrasados. Esforçem-se porque as Mães merecem tudo! Não somente no dia de amanhã mas TODOS os dias! 


1. Brincos em ouro - Tous  
2. Creme Hydragenist - Lierac
3. Relógio Design Rose - Eletta
4. Perfume La vie est belle Lancôme - Perfumes e Companhia
5. Sandálias em nobuck - Zilian (colecção Spring/Summer)
6. View Bonbonnière - Nespresso
7. Modelador Premium Care Precious Curls - Rowenta 
8. Giant Pro Double Liner - Gosh (na Well´s) 

Um Feliz Dia da Mãe para todas, são as maiores!

Um enorme beijinho, 

Mafalda  

terça-feira, 2 de maio de 2017

As crianças e os gadjets

Quantas vezes entraram num café ou num restaurante e deram conta de crianças literalmente agarradas a telemóveis e ipads não só enquanto esperam pelo prato mas durante e após a refeição? Crianças que apenas estão de corpo presente, entretidas com um gadjet para "não chatear"?

Quem nunca o fez, atire a primeira pedra! Eu mesma, durante o fim de semana, deixei a Carminho ver e ouvir música no telemóvel durante uns 20 minutos num restaurante. Combinei com ela e com o Pai que seria apenas até vir o prato (estávamos há horas à espera!) e assim foi: chegou o prato, separei a comida para ela e o A. arrumou o telemóvel. E, apesar de não pegarmos mais nele (no final saí da mesa e fui passear com a Carminho), não me sinto bem ao dar-lhe um gadjet para se distrair. 

Normalmente temos na mala jogos de madeira, um livro para pintar e os lápis de cor (estes últimos da Tiger que tem materiais e sugestões óptimas!). Este material tem servido perfeitamente para a distrair (neste dia não tinha trazido nada). Penso que os pais podem e devem disfrutar de uma saída com os filhos e que estes terão de se habituar e de se autoregular, no sentido de saber como é que se hão-de comportar num espaço diferente. Apesar disso, é extremamente difícil para uma criança estar sentada à mesa de um restaurante a ouvir adultos conversar e sem ter nada para fazer (quem é que nunca passou por isto?). 

Então o que se pode fazer? Penso que ir munida de coisas que distraiam e que não brinquem no dia-a-dia, pode ajudar muito! E, no final, quando se gastar todas as possibilidades, ainda há os jogos de palavras em português (e quem sabe em inglês), adivinhas, anedotas...tudo isto se fazia quando era pequena, porque não recuperar? Em último recurso, há o papel que faz a vez da toalha do restaurente...lembro-me tão bem dos desenhos que por lá faziam os meus tios! 

E vocês, como é que fazem quando vão a restaurantes com os vossos filhos? 

Um beijinho, 

Mafalda      

domingo, 23 de abril de 2017

Essenciais da semana

Como adoro maquilhagem, gosto de ir acompanhando as novidades bem como de testar os produtos novos! (quem não gosta?) Já vou tendo alguns preferidos que não dispenso - que é o caso desta máscara de pestanas! - mas, ainda assim, confesso que gosto de ir variando consoante a ocasião: trabalho, evento, festa. Confesso, também, que gosto cada vez mais de batons. Apesar de não os usar no dia-a-dia, gosto de terminar a maquilhagem com um toque de cor nos lábios em dias de festa! Acho que faz toda a diferença!   

Vejam os essenciais da semana, com algumas novidades: 





Uma óptima semana, desta vez com direito a feriado! =)

Um beijinho, 

Mafalda 

segunda-feira, 10 de abril de 2017

"Não quero que o meu filho seja o melhor, apenas que seja feliz"

Já perdi a conta às vezes que li isto aqui e ali pelas redes sociais. É claro que, qualquer pai ou mãe querem o melhor para os seus filhos e isso passa por ser feliz, em primeira instância. Mas, felizmente ou infelizmente, a minha profissão (para quem não sabe sou professora) obriga-me a ter uma visão bem mais realista sobre esta citação. 

Um aluno feliz é, para mim, um aluno que se levanta de manhã entusiasmado porque vai para a escola, seja pelo que vai aprender ou, muito possivelmente, por saber que vai brincar com os seus amigos. A escola é um espaço onde se sente feliz e bem consigo mesmo. Mas a felicidade de uma criança não advém só do facto de saber que se irá encontrar com os seus amigos, a felicidade também está inscrita nos trabalhos, nas fichas, nos projetos e, também, nos testes. 

Acreditem que já levo os anos de ensino suficientes para ter presenciado a alegria de receber um trabalho com uma boa nota, com um elogio, com um smile desenhado pelo professor. E garanto-vos que, para mim, não há satisfação maior. Acreditem que não há melhor para um professor do que a ansiedade e o frio na barriga que se sente antes de entregar um teste com uma boa nota para o aluno, seja um Satisfaz a um menino que não conhece outra nota que o Não Satisfaz, seja um Excelente a um menino de Muito Bom! 

O professor vive a alegria desta conquista, mas quem comemora verdadeiramente é o aluno. Não imaginam quantas vezes já vi alunos ajoelhados, a gritar, a festejar, a chorar de alegria, a abraçar outros alunos, a olhar para o teto (como que a olhar para o céu)....enfim, tudo isto para comemorar uma boa nota! Uma nota suada, com estudo, com esforço, com afinco! Comemoram os professores, os alunos, os pais, enfim...todos ficam satisfeitos! 

"Não quero que o meu filho seja o melhor, apenas que seja feliz" deverá ser (pelo menos, para mim):
"não quero que o meu filho seja o melhor, apenas o melhor que conseguir ser" no sentido de se esforçar para ser o melhor que conseguir, não em relação aos outros mas em relação a si próprio. Para que possa sentir orgulho pelo seu próprio trabalho, pelo caminho que foi traçando e por chegar até onde quer que seja e que deseja. Esta é a minha visão das coisas.  Concordam?



Um beijinho, 

Mafalda Braz  

quinta-feira, 23 de março de 2017

Fim de semana de descanso

Antes de começar a azáfama dos testes e avaliações, passámos um fim de semana na casa dos meus pais no Alentejo. E, se anteriormente achava que ir para lá era um tédio, agora é sinónimo de descanso! Apesar de termos andado em arrumações e limpezas no jardim, conseguimos descansar! 

Soube-me pela vida o descanso do ruído da cidade, o chilrear dos passarinhos, a noite à lareira, os grelhados do meu pai e as brincadeiras da Carminho que, como devem imaginar, foi a que aproveitou mais o ar do campo! Nunca a tínhamos visto tão entusiasmada, passou os dois dias a correr à volta da casa, agarrada a um carrinho de bébé que foi meu e a passear uma das minhas bonecas. Correu, regou o jardim, brincou com as luvas do meu pai, andou com o carrinho de mão com a ajuda do pai, viu e seguiu o caminho das formigas, deu papa às bonecas, apanhou flores...enfim! Foi, para ela, um fim de semana de diversão mas, também, de muita descoberta!







Venham mais fins de semana destes!

Um beijinho,

Mafalda 

quinta-feira, 9 de março de 2017

Dias na neve

Quem nos acompanha através do Instagram ou da nossa página do facebook, pôde perceber que rumámos a Serra Nevada pela altura do Carnaval. Já tinha visto neve e já tinha estado em sítios com neve mas nunca tinha esquiado. Há anos que falava no assunto e, felizmente, este ano pude finalmente experimentar! 

Fizemos a viagem de carro (cerca de 7 horas) e para lá tornou-se mais cansativo pois a viagem foi toda durante a noite, chegando a Serra Nevada já durante a madrugada. Marcámos tudo pela Sporski, o que foi um descanso: reservámos o apartamento; alugámos o equipamento; comprámos os forfaits (para quem não faz ideia são os bilhetes que permitem o acesso às pistas); fizemos seguros e comprámos um pacote de 2 aulas de iniciação ao ski (com a Escuela Oficial de ski). Inicialmente, tivemos um pequeno problema mas foi, de imediato, resolvido pela Sporski, mantendo-nos em contacto com uma representante no local, o que nos descansou imenso! 

Ficámos instalados em apartamentos e, fora a distância das pistas (cerca de 500 metros a carregar com skis e batons), não podíamos ter ficado mais satisfeitos. Face ao preço-qualidade, tudo impecável! 

Tivemos muita sorte com o tempo pois esteve sempre sol, havendo mesmo quem estivesse de t-shirt! Caí muito (mesmo muito) nos 2 primeiros dias e confesso que, inicialmente, não foi fácil. Mesmo tendo as aulas de ski, a aprendizagem, para mim, não foi imediata. Ao 3º dia já me sentia mais confiante e, finalmente, deixei de cair tantas vezes! Foi pena porque, quando já estava a aperfoiçoar-me, tivemos de regressar! :(

Não consegui tirar muitas fotografias mas ficam aqui algumas: 

  

Com o Martim, meu irmão 



Casaco no El Corte Inglês
Luvas Berg (Sport Zone




Espero poder voltar em breve para novos desafios e novas pistas!

Um beijinho,

Mafalda