segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A fase dos 2 anos

Já vos tinha dito por aqui que, tal como tantos outros bébés desta idade, a Carminho está a passar por uma fase difícil: a fase dos 2 anos. Não consegue lidar com a frustração de ser contrariada e chora, às vezes chega mesmo a berrar! Ainda que me dê vontade de rir - porque muitas vezes parece que está a fazer teatro -, temos conseguido contornar as situações, umas vezes distraindo-a com outra coisa, outras tentando explicar-lhe o porquê de determinada situação ou decisão. 

Tenho conversado IMENSO sobre isto com o A. porque muitas vezes me questiono se estaremos a agir da maneira correta. Tenho lido também sobre este assunto (aqui) e a Magda tem-me ajudado imenso. Ainda que isto tudo seja difícil pois somos pais de primeira viagem, o que me anda a assombrar prende-se com outra questão: como fazer com que um bébé se esqueça de uma coisa? Ou, por outras palavras, como fazer com que deixe de repetir um comportamento? 

Aqui vai um exemplo: a Carminho descobriu que pondo-se em pé no sofá consegue chegar ao interruptor da sala. Se nós não nos apercebermos, é capaz de passar horas a acender e a desligar a luz. Temos visto, dito "não faz isso", "aqui não se mexe", "podes cair e magoar-te"...toda uma conversa e nem 30 segundos depois já lá está. Basta virarmos costas e já trepou outra vez o sofá e já está a fazer a mesma coisa. Mas como???? Sinceramente não sei como contornar o assunto porque já a tentámos distrair com outra coisa. Não funciona. Está com o sentido no interruptor e por lá vai ficar até que acaba por desistir...que é para aí à milésima vez! 
Enfim.... :(

Como fizeram ou fazem? 


Das brincadeiras que mais gosta neste momento: calçar os meus sapatos 

Casaco de malha Zara 
Ténis New Balance 373 (aqui)



Um beijinho, 

Mafalda 


terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O dia dos meus anos - 18 de janeiro - foi um dia muito especial. Além de ter tido a sorte de só dar aulas de manhã, pude celebrar este dia com aqueles que mais amo. Foi também o dia onde pude conhecer a coleção Primavera-Verão de uma marca que há muito me suscitava curiosidade: a Aerosoles! 

Esta marca há muito que existe no mercado e tem, ao longo dos anos, deixado a sua marca no que diz respeito à qualidade e conforto nos sapatos. E se pensam que conforto não se coaduna com inovação e modernidade, estão bem enganadas. Nesta coleção, há sapatos para todos os gostos, idades, estilos e até funções! Desde o salto alto para uma cerimónia, passando pela sandália com aplicações até aos ténis com detalhes que fazem a diferença, na Aerosoles encontram de tudo! 

Estive à conversa com um dos responsáveis da marca e pude perceber que a Aerosoles pretende inovar na escolha de materiais e padrões mas nunca esquecendo as reais necessidades da mulher, já que esta marca é exclusivamente para nós! <3
Gostei imenso do que vi e já escolhi o modelo que vou usar na próxima estação. Mal posso esperar para ver como me assentam nos pés, já que só chegarão às lojas no mês de março. Estejam atentas! 










Conseguiram adivinhar quais foram os meus sapatos preferidos? Pois é, estas sandálias camel! Têm umas palmilhas óptimas, o material é fantástico e o salto é bem à minha medida: nem muito alto nem muito baixo. Vamos lá a ver como ficarão nos meus pés! =)



Um beijinho,

Mafalda





domingo, 29 de janeiro de 2017

Antirrugas

Comecei a usar creme antirrugas quando passei a fronteira dos 30. Para algumas mulheres parece estranho e acreditam que não se justifica, eu acho exatamente o contrário. Acredito que não haja no mercado nenhum creme que acabe com as rugas mas existem muitos que , através das suas propriedades, preenchem a pele e dão-lhe mais elasticidade, prevenindo o aparecimento das mesmas. 
Confesso que vario muito de cremes (desde os mais baratos aos mais caros) não só porque gosto de experimentar mas, sobretudo, porque pretendo que a pele não se habitue a um mesmo creme, deixando de fazer o efeito desejado. 

Neste momento estou a experimentar o Antirrugas 35+ da L´Oréal Paris e estou muito satisfeita! É um creme que pretende agir em três áreas - rugas, hidratação e elasticidade - e não poderia ser mais indicado para mim porque tenho a pele sempre muito seca.   As pessoas com este tipo de pele devem ter especial atenção porque a pele seca enruga mais, há que beber bastante água e hidratar muito! Este creme também tem colagénio, uma propriedade fundamental nos nossos tecidos que tem como função suportar o peso e a tensão da pele, dando-lhe suporte e estrutura. A partir dos 35 anos de idade, o colagénio vai-se degradando, provocando a perda de rigidez e permitindo que as nossas amigas rugas e estrias apareçam em força! 





Experimentem e digam-me o que acham! Eu acho que tem a textura ideal, espalhando-se facilmente. Sinto a pele hidratada durante todo o dia e bastante mais elástica. Resta apenas ver se, com uma utilização mais intensiva, diminui as rugas que já vão espreitando.... =)

Um beijinho, 

Mafalda 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Um valente SUSTO!

Ainda no Sábado comentava com uns primos meus que, quando se tem filhos, o crescimento e as dificuldades surgem por etapas. Primeiro, aparece a dificuldade na amamentação (pelo menos para mim, claro): pega bem, pega mal, a sucção não é de forma correta, engasga-se, chora, mama muito, mama pouco, faz ferida, afinal mama bem, já passou! Depois vêm as cólicas, massaja a barriga, dá banhos quentes, passa o óleo de amêndoas doces, experimenta meio mundo de soluções no mercado e finalmente o medicamento homeopático funciona! Já está controlado! De seguida vêm as noites mal dormidas, basta ficar constipada ou mudar de ambiente e o sono da Carminho desregula! Andámos meses a tentar acertar a rotina para que tudo voltasse a ser como era, não foi nada fácil mas, felizmente, conseguimos! (fica por contar noutro post). 

O tempo foi passando e, fora estes acontecimentos, não tivemos nenhum episódio que se revelasse de extrema dificuldade. Agora que chegou aos 18 meses (no mês passado), notamos que a Carminho deu um pulo gigante, não tanto em termos de tamanho mas em termos sociais e cognitivos. Fala muito (mesmo muito!) e esforça-se diariamente por alargar o leque de vocabulário, repetindo tudo o que dizemos. Já tenta fazer frases curtas, agradece e pede "se faz favor". Sabe o nome dos pais, dos avós e dos amigos e familiares mais próximos e canta, canta imenso! Dá gosto ver que se interessa por tudo e que é muito curiosa mas sabemos que esta curiosidade também acarreta responsabilidades nossas: em ensinar-lhe mas sobretudo mostrar-lhe como são as coisas e como se deve agir perante determinadas situações. Sinto que, a partir de agora, estamos a educar verdadeiramente e confesso que isso me assusta. 

Até agora, a Carminho frustrava-se com o "não" e chorava muitas vezes. Estes episódios felizmente duravam pouco e tentávamos explicar-lhe a razão do "não". Acalmava-se passados uns minutos. Esta última semana a Carminho mudou um bocadinho e, em vez de chorar porque não cedemos ao que quer, continua a tentar. Tem, por isso, tentado experimentar-nos. Começou por subir e andar por cima do sofá, mexer em coisas que não devia, bater com a colher no prato à hora da refeição.... Hoje, decidiu ir um bocadinho mais longe e fugiu no parque de estacionamento da CUF. O carro estava estacionado contra uma parede e abri a porta do passageiro para colocar coisas antes de a sentar no banco de trás. Como ficou com a passagem bloqueada de lado (com o outro carro), à frente (com a porta aberta) e atrás (com a parede), achei mesmo que não pudesse haver perigo...e, numa fracção de segundos, escapou-se e desatou a correr pelo parque de estacionamento afora. Sei que o meu coração congelou, como se naqueles breves minutos que demorei a apanhá-la não houvesse batimentos. Só pensava que me pudesse fugir de vez, que nunca mais a ia ver ou que pudesse ser colhida por um carro...meu deus, que aperto! 

Quando a agarrei confesso que tive vontade de lhe dar uma palmada pois, durante todo aquele tempo (que não foi mais de 1 minuto mas que me pareceu uma vida!) estive a chamá-la e ela ignorou. Depois pensei que palmadas não iam servir de nada, apenas para aliviar a minha zanga. Enfim, baixei-me ao nível dos olhos dela e disse-lhe para nunca mais fazer aquilo, para vir quando eu a chamo, que é um sítio cheio de carros e tudo mais. Chorou durante uns 5 minutos porque percebeu (acho eu) que fiquei zangada, triste com ela. Mas, sinceramente, não sei se é assim que é suposto, se lá ficou alguma coisa na cabeça ou se foi só emoção do momento. 



Como é que costumam fazer no caso de bebés com a idade da Carminho?  

Um beijinho, 

Mafalda 

  
  

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

A maior campanha do ano dedicada às mães e aos seus bebés

Se há pessoas que preferem não ser aconselhadas de forma a procurarem informação sozinhas, eu faço parte do outro grupo: aquele que ADORA ouvir experiências, conselhos, vivências. Se a pessoa que está ao meu lado já passou pelo que estou a passar, porque não hei-de a escutar e esclarecer as minhas dúvidas? 

Quando estive grávida, houve muita informação que ficou guardada numa gaveta (daquela que muita gente chama de tóxica!) mas, por outro lado, houve outra tanta que guardei e que serviu para me ensinar e advertir para certas situações.

Hoje em dia, tento fazer o mesmo com as minhas amigas e com os meus primos que acabaram de ser pais: ajudar! Ajudar passa por aconselhar mas também por ouvir e respeitar o que o outro pensa, mesmo que seja diferente daquilo que defendo. 

Assim, queria deixar-vos esta dica valiosa para quem vai ser mãe brevemente ou para quem já é: aproveitem as feiras do bébé que, geralmente, têm preços bem mais apetecíveis. Estas feiras são, normalmente, em janeiro e apresentam uma grande seleção de produtos de puericultura. Assim, é fácil encontrarem aquilo que pretendem: desde o creme para a muda da fralda até às cadeiras de refeição portáteis! 

A Well´s está, também, com GRANDES descontos nas melhores marcas (Uriage, Mistela, Barral, Chicco, Klorane, Mitosyl, Halibut, Bioderma)  até ao dia 5 de fevereiro. Estivemos lá no Sábado e pudemos ver os descontos bem de perto. Garanto-vos que valem bem a pena! 

Deixo-vos com duas fotografias do evento e a selecção que não podem perder:



Mafalda 
Macacão - Bershka (A/W 16/17)

Carminho (com cara de quem acabou de acordar!)
Vestido - By Mum
Collants - El Corte Inglês
Sapatos - Patinhos










Corram porque estes descontos podem ir até 30% em cartão Continente! Uma mais valia nos dias que correm! 

Um beijinho, 

Mafalda 

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Tic-tac, tic-tac! Quase nos 33!

Pois é, quase 33! 

Engraçado como os 30 nos dão uma maturidade maior! Fazem-nos olhar para as coisas de maneira diferente, a privilegiar umas coisas em detrimento de outras e a viver mais intensamente as situações! 

Estou a envelhecer mas, sobretudo, a crescer! A tentar melhorar e a superar-me sempre! 

Tal como dizia no primeiro post deste ano, tenho um trabalho que adoro, saúde, uma família que eu amo, uns amigos 5 estrelas, um marido que me preenche e uma Carminho que me aquece o coração diariamente. O que mais posso querer? 

Venham os 33 com esta wishlist: 


1 e 4. Bimba y Lola (dos saldos)
2. Relógio Bristol Daniel Wellington
3. Brincos prata dourada Joana Santos Jewelry (um talento!)
5. Furla  Club

  Gostaram?

Um beijinho,

Mafalda

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Agradecer....hoje e todos os dias!

Não sei se sabem mais hoje é Dia Internacional do Obrigado. E, em como todos os outros dias comemorativos, este também tem uma razão de ser: serve para deixarmos as nossas lamúrias de lado e pensarmos nas coisas ou nas pessoas que nos fazem bem. E, a partir daí, agradecer! 

Faço-o muitas vezes antes de me deitar quando converso com Ele mas, hoje especialmente, quero agradecer-lhe por isto: 

* pela família que tenho; 

* por poder transmitir os meus conhecimentos aos meus alunos e por receber tanto deles; 

* por ter saúde (eu e os meus); 

* pelas conquistas que tenho feito sozinha e com o A. nestes quase 14 anos de namoro;

* pelos amigos de longa data e pelos mais recentes (tão bom fazer novos amigos!);  

e, por último, o MAIS importante: 


Pela Carminho e pelo marido fantástico que tenho! <3

E vocês? Já agradeceram hoje? 

Um beijinho, 

Mafalda