quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Um quarto para irmãos

Acabámos de dar início ao ano letivo e, apesar de muitos pais pensarem nisto com antecedência, muitas vezes só conseguem concretizar apenas já durante o ano letivo. Falo-vos das alterações que vão sendo necessárias nos quartos à medida que os filhos crescem. Primeiro é porque já não são bébés e precisam de sair do berço para passar para uma cama, depois é porque precisam de um espaço para fazer os trabalhos de casa, mais tarde a mesa já é pequena e é necessária uma estante maior (juntamente com outra cama)...enfim...as alterações vão sendo mais que muitas. 

Em conversa com uma amiga, pediu-me que lhe fizesse um board com uma inspiração para o quarto dos filhos. A família mudou de casa a os dois filhos partilham o mesmo quarto: a T. tem 2 anos e o Z. está a caminho dos 5 anos. Construí este board não esquecendo este facto importante: são dois filhos de sexo e idades bem diferentes. Tentei criar um ambiente neutro com acessórios que fossem ao encontro desta nota importante. Penso que seguindo esta premissa, o cinzento, o azul, o branco e o amarelo são uma combinação que nunca desilude! (pelo menos para mim): 


1, 3 e 4. Molduras, cortinado e beliche Ikea 
2 e 8. Régua e cabides H&M 
5. Ilustração (nova) da Violeta cor de rosa
6. Candeeiro Leroy Merlin 
7 e 9. Casinhas e secretária Vertbaudet
10. Baú (óptimo para arrumar brinquedos) Zara Home

Que tal? Gostam? O que é que também comprariam se tivessem de redecorar?

Um beijinho, 

Mafalda 





domingo, 2 de outubro de 2016

Bem-vindo Outubro!

Já vos disse por aqui que o Outono é a estação que mais gosto: a cor e o estalar das folhas das árvores, o fresquinho pela manhã e ao fim do dia, o cheirinho das castanhas, um chá quente, um filme no sofá enrolados numa manta e ao ouvir a chuva a cair, um chocolate quente feito pela minha mãe, uns scones acabados de sair do forno, umas tostas com doce de abóbora, o cheiro da terra molhada...enfim! E entra uma nova estação e há que pensar em arrumar (pelo menos no meu caso que, infelizmente, não tenho muito espaço) a roupa de Verão e pendurar a roupa mais quentinha. Atrás disso vem, também, uma enorme vontade de complementar o guarda-roupa com umas peças mais atuais e que vão dar um toque especial a cada conjunto! Assim, estas são as peças que tenho, definitivamente, que comprar este ano. Se quiserem saber mais sobre cada peça/produto, passem o rato por cima de cada imagem. Prioridade máxima para a gabardine, pois não tenho nenhuma e acho que no começo da estação dá imenso jeito! Alguma peça que também vos faça muita falta? Um beijinho e boa semana! Mafalda

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

O porquê das camas baixas - Montessori nos quartos infantis

Há uns dias publiquei uma imagem de um quarto no instagram onde a estrela da decoração era uma cama quase rente ao chão (podem aceder à imagem aqui). Esta imagem suscitou muita curiosidade, até porque algumas mães se questionaram sobre o porquê de colocar uma cama tão perto do chão (deviam pensar que eu não estava no meu mais perfeito juízo!). Pois bem, passo a explicar: este tipo de decoração remete para um método que é o Método Montessori, conhecem? 

Maria Montessori foi uma médica e pedagoga do século XIX e é mundialmente conhecida pelo método que criou que privilegia a aprendizagem da criança através da descoberta. O papel do adulto ou educador será dar-lhe as ferramentas necessárias para estimular a criança de modo a conseguir desenvolver-se física e psicologicamente. Dá-se, assim, ênfase à liberdade (com limites), autonomia e criatividade, defendendo e respeitando o ritmo e evolução de cada criança. O professor funciona como mero facilitador da aprendizagem não ditando nem impondo o que é vai sendo apreendido pela criança. Estes são, em traços gerais, os princípios deste método. Em termos educativos, claro que muito mais há a dizer.     

Este método tem sido muito estudado ao longo dos anos e existem, atualmente, muitas escolas (mais no estrangeiro) que se baseiam nestes princípios. Este método foi também importado na decoração, de forma a que todo o quarto esteja organizado de modo a fornecer ferramentas que potenciem o desenvolvimento e bem estar da criança que nela brinca e dorme. O quarto é pensado na óptica da criança e não na óptica do adulto e é indicado para crianças entre 1 ano e meio e os 5 anos. Assim, um quarto montessoriano deverá ter: 

♥ uma cama perto do chão, para que a criança consiga entrar e sair sem a ajuda de um adulto 

♥ uma separação visível dos espaços (dormir, brincar, leitura) 

♥ um armário cujo o varão da roupa também deverá estar mais próximo do chão, para que a criança consiga organizar a sua roupa 

♥ um espaço de leitura que consiga aceder sozinha, bem como acessórios de fantasia para que dê asas à imaginação e brinque ao "faz-de-conta" 

♥ um espelho e que fique bem preso à parede. O espelho é importante como facilitador da identidade da criança, ajudando a reconhecer o seu próprio rosto e os movimentos do seu corpo

♥ poucos brinquedos e deverão estar ao nível da criança. Deverão ser trocados de tempos a tempos para que não se canse dos mesmos e para que possa descobrir novas brincadeiras 

♥ fotografias da família ao nível dos seus olhos para que possa identificar as pessoas mais próximas

♥ cores aconchegantes que promovam a harmonia e tranquilidade que, consequentemente, se verão refletidas no sono do bébé (cores fortes não!) 

Eis algumas imagens para vos inspirar: 










Imagens via Pinterest

O que é que acharam? Faz sentido para vós? Se sim, eis algumas ideias no IKEA:


Claro que o ideal será pensarem e lerem sobre este e outros métodos e discutirem com os pais pois esta também é uma decisão que deve ser tomada a 2. Investiguem e informem-se acerca dos prós e contras pois o que será melhor é o que fizer mais sentido para vós e para as vossas crianças. Pelo menos, é assim que penso! 

Um beijinho, 

Mafalda 

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Guarda-roupa da Carminho A/W ´16

Ainda que o calor continue, quem me lê já sabe que gosto mais do frio! Assim sendo, já ando atenta à nova colecção Outono/Inverno tanto para mim, mas sobretudo para a Carminho. Adoro conhecer as novas tendências e pensar, cuidadosamente, nas peças que lhe vou comprar, se vão bem com a cor do cabelo e o tom de pele e com que outras peças vão combinar. Este ano, por ser mais crescida, estou a pensar arriscar mais nas cores: tentar, por exemplo, um verde musgo ou um amarelo mostarda. Vamos ver...

Por agora e, dentro daquilo que já se encontra online e já chegou a algumas lojas, eis a minha selecção com as peças que tenho debaixo de olho: 


1, 3 e 6 - Mango kids
2 e 8 - Zara 
5 - Zippy
4 e 7 - Sal & Pimenta

E vocês? Já fizeram a selecção para os vossos pequeninos? 

Um beijinho, 

Mafalda 

  

terça-feira, 13 de setembro de 2016

O fim do desperdício de água nos banhos!

À medida que a Carminho foi crescendo e, como acontece a todos os bebês, o espaço da banheira ficou cada vez mais reduzido. Começámos, desde logo, a pensar como iríamos fazer numa próxima etapa: compraríamos uma banheira maior que se colocasse na nossa banheira ou tentaríamos, desde o início, habituá-la a tomar banho sentada neste mesma banheira? Confesso que a segunda coisa em que pensei foi no desperdício de água. Para que ela tomasse banho na nossa banheira, teríamos de a encher até que a água lhe desse mais ou menos pela barriga. Pensei e procurei até que descobri o BabyDam! Conhecem? 

O BabyDam é uma barreira de plástico super resistente que divide o espaço onde o vosso bebê se encontra e a restante banheira, evitando assim ter de encher a banheira toda! Tem umas ventosas muito resistentes e é moldável, o que faz com que possam ajustar à largura de qualquer banheira! 

Esta semana experimentámos e estamos muito satisfeitos! Eu encomendei a minha através da Amazon (chegou numa semana!) mas sei que também existe no El Corte Inglês e em algumas lojas de puericultura. 

Vejam o nosso primeiro dia com o babyDam: 







Já conheciam a BabyDam? 

Um beijinho, 

Mafalda 



quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Dicas no 1º dia de escola

Esta semana é, para muitos, a primeira semana de aulas. E se há meninos que adaptam com muita facilidade e que ficam bem logo no primeiro dia, há outros em que esta experiência se torna um momento muito difícil, tanto para eles como para os pais (aliás, neste aspeto não sei quem sofre mais!).   

E por me terem perguntado ultimamente o que fazer ou como agir, preparei um conjunto de dicas que espero que tornem este momento num momento descontraído e mais feliz: 

* Visitar a escola com o vosso filho - Peçam autorização à escola para visitar o espaço algum dias ou meses antes (até mesmo durante as aulas). Isto fará com que o vosso filho se sinta motivado a voltar aquele espaço onde vê crianças felizes a brincar enquanto aprendem! 

* Falar, uma vez por outra, na escola que vai frequentar, mas não de forma exaustiva. Falem acerca da boa experiência que vai ser: uma professora muito querida, amigos novos, brinquedos diferentes, o espaço do recreio, coisas novas a aprender que o vão tornar crescido....Tudo isso ajuda a criar uma imagem de que tudo vai correr bem. 

* Criar uma rotina alguns dias antes e envolver toda a família para que o vosso filho não se sinta sozinho nesta experiência. 

* Envolver o vosso filho na compra do material que terá de utilizar: uma farda, o equipamento da ginástica, uma mochila ou até uma caixinha para levar o lanchinho da manhã. Tudo serve como pretexto para ganhar confiança nesta nova etapa. 

* Seleccionar um objeto de conforto para levar na mochila. Na hora de fazer a sesta ou numa hora de mais tristeza, será este objeto que irá confortar o vosso filho durante a vossa ausência. 

* Dar um beijinho, passar o vosso filho a um adulto ou deixá-lo envolvido numa brincadeira, mas não esquecer de dizer adeus! Há muitas opiniões sobre este ponto, mas acho que não há nada pior que uma criança se lembrar de procurar o pai ou a mãe e não saber onde está. A separação custa mas, deste modo, a criança sabe que o pai ou a mãe se foi embora. Uma ressalva: imagino que deve custar mesmo muito, mas tentem não demonstrar ansiedade ou insegurança pois as crianças sentem tudo o que os pais sentem. Se assim for, este comportamento será reflectido na criança e será mais difícil para todos! 
{Quando deixo a Carminho de manhã faço sempre assim e digo que vou trabalhar e que venho mais logo. Por enquanto, tem resultado muito bem!} 

Mais alguma dica que se lembrem que possa ter funcionado convosco? 


Hoje no colégio da mãe 


Um beijinho, 

Mafalda  

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Novo ano!

Para quem não tem filhos pequenos ou para quem não trabalha na área da Educação, talvez o mês de Setembro não lhe diga muito. Talvez seja apenas o mês de regresso ao trabalho depois de um período de férias na praia. 

Por aqui, o mês de Setembro é um mês MUITO importante: é o mês em que regresso ao trabalho mas em que dou início a um novo ano letivo. Alunos novos, material novo, novas ideias, novas planificações e novas atividades! E eu confesso que ainda vibro com o arranque do ano como se fosse aquela miúda gordinha, que corava com facilidade e que se escondia por trás do bibe aos quadradinhos. Tanto é que me tenho contido para não entrar na Staples mas acho que não vai passar desta semana! Pelo menos canetas esferográficas às cores já comprei (o A. já nem reclama!). 

Gosto de organizar tudo...de saber onde vou guardar o meu material, como vou organizar os documentos, os testes, as fichas, enfim...um cem número de coisas! Já ando inclusivamente a magicar a decoração dos meus cantinhos de inglês em cada sala: os English Corner

Penso que isto quererá dizer que estou na profissão certa...ou não? 


Façamos do Setembro um mês memorável! 

E, como dizia uma amiga minha hoje: Feliz Ano NOVO! =)

Um beijinho, 

Mafalda